Curiosidades

Tem medo de tirar sangue? Cientistas criam um novo dispositivo de coleta sem dor

Tem medo de tirar sangue? Cientistas criam um novo dispositivo de coleta sem dor
Esse texto foi útil para você?

Revolucionando os diagnósticos baseados na coleta de sangue, a empresa TASSO INC está aperfeiçoando um dispositivo que extrai uma pequena amostra de sangue da pele, durante apenas 2 minutos, num procedimento bem menos doloroso.

O aparelho descartável tem o tamanho de uma bola de pingue pongue e funciona através de uma tecnologia denominada de microfluídica. No intervalo de 2 minutos, um ligeiro vácuo do dispositivo faz com que uma pequena amostra de sangue flua para o interior de um tudo conectado. Além de o procedimento ser quase que indolor os usuários do dispositivo ainda poderão enviar a amostra pelo correio ou levar ao para o laboratório


Os três fundadores da empresa, David Beebe, professor de engenharia biomédica na UW-Madison, Erwen e Bem contam que a ideia da invenção teve início em 2010: “Erwin e eu estávamos em uma loja de café, e nós pensamos, em abrir uma empresa, mas não sabíamos sobre o que. Pensamos em usar todas as coisas legais que tínhamos aprendido para ajudar as pessoas, fazendo produtos úteis!”. E a ideia deu certo e, com certeza, muita gente ficará satisfeita e felicíssima em poder se submeter a exames de sangue sem sentir dor, principalmente os hematofóbicos. Além disso, os empresários relatam que o dispositivo poderá ser utilizado pelo próprio indivíduo e em casa com todo o conforto e segurança.

A agência DARPA que fabrica os aditivos conservantes de sangue irá financiar o trabalho. O objetivo é estabilizar o sangue para que ele tenha uma durabilidade de uma semana e estar apto para análise sem necessidade de transportes térmicos.

A previsão para o dispositivo estar no mercado é final de 2015 ate início de 2016.

exame

 Foto: news.wisc

Fontes: news e tassoinc

Novidades

Topo