Qual a diferença entre os cursos de Biologia e Biomedicina?

“Gostaria de tirar uma dúvida sobre os cursos de biologia e biomedicina, pois quero cursar esse ano e não encontro o que quero. Gostaria de trabalhar com clínica de fertilidade, pesquisas de células troncos entre outros, qual o curso que devo escolher? Ciências Biológicas engloba essa área tanto quanto a biomedicina?” (Anny Oliveira)

Anny, antes de responder à sua pergunta, é importante mostrar a diferença entre as Ciências Biológicas e Biomedicina.

Ciências Biológicas:

Como o nome já sugere, a Ciências Biológicas é responsável pelo estudo de todas as formas de vida existente no planeta, desde seres muito simples e microscópicos até os animais mais complexos, bem como, a origem, evolução, estrutura e funcionamento dos organismos, além de estudar também o ambiente em que estes estão inseridos. Basicamente é isso. Contudo, se formos nos aprofundar nas áreas e atividade em que um biólogo poderá atuar, veremos que é muito diversificada.

A pessoa formada em Biologia ainda poderá escolher entre duas divisões, o bacharelado ou a licenciatura, a última,  voltada para a preparação do professor.

As áreas de atuação do biólogo, de acordo com o conselho federal, são subdivididas em três:

Meio Ambiente e Biodiversidade. Algumas áreas:

Aquicultura: Gestão e Produção; Auditoria Ambiental; Bioética; Bioinformática; Biomonitoramento; Diagnóstico, Controle e Monitoramento Ambiental; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Gestão de Bancos de Germoplasma; Gestão de Biotérios; Gestão de Jardins Botânicos; Licenciamento Ambiental; Microbiologia Ambiental; Perícia Forense Ambiental/Biologia Forense e muitas outras.

10634280_766622466735159_50828008_n
Ciências Biológicas é responsável pelo estudo de todas as formas de vida existente no planeta, desde seres muito simples e microscópicos até os animais mais complexos, bem como, a origem, evolução, estrutura e funcionamento dos organismos, além de estudar também o ambiente em que estes estão inseridos. Foto: Unipar
Algumas áreas da Saúde:

Aconselhamento Genético; Análises Citogenéticas; Análises e Diagnósticos Biomoleculares; Análises Histopatológicas; Análises, Bioensaios e Testes em Animais; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Órgãos e Tecidos; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sangue e Hemoderivados; Análises, Processos e Pesquisas em Banco de Sêmen, Óvulos e Embriões etc.

Biotecnologia e Produção. Algumas áreas:

Biodegradação; Bioinformática; Biologia Molecular; Biossegurança; Cultura de Células e Tecidos; Desenvolvimento e Produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs); Engenharia Genética/Bioengenharia; Gestão da Qualidade; Melhoramento Genético; Perícia/Biologia Forense; Processos Biológicos de Fermentação e Transformação; Treinamento e Ensino em Biotecnologia e Produção.

 

Biomedicina

A Biomedicina é uma área da Biologia. Através dela os pesquisadores estudarão as doenças humanas, assim como, suas causas e os meios de tratá-las, o que incluirá o estudo dos agentes patogênicos em busca de medicamentos. Inclui também a realização e interpretação de exames e análises clínicas. É a área voltada para a saúde humana.

Semelhante a Ciências Biológicas, a Biomedicina também possui áreas específicas. Algumas delas:

Patologia Clínica (Análises Clínicas); Parasitologia; Microbiologia; Imunologia; Hematologia; Bioquímica; Banco de Sangue; Fisiologia Humana; Saúde Pública; Microbiologia de Alimentos; Citologia Oncótica; Análises Ambiental; Acupuntura; Genética; Embriologia; Reprodução Humana; Biologia Molecular; Farmacologia; Psicobiologia; Anatomia Patológica; Toxicologia; Sanitarista, dentre outras.

biomedicina
Através da Biomedicina os pesquisadores estudarão as doenças humanas, assim como, suas causas e os meios de trata-las, o que incluirá o estudo dos agentes patogênicos em busca de medicamentos. Foto: portalbiomedico

Para se trabalhar em clínica de fertilidade e com pesquisas de células troncos o mais indicado seria cursar Ciências Biológicas, já que a Biomedicina é voltada para doenças e os meios de tratá-las. Após cursar Biologia, deve-se fazer uma pós-graduação ou especialização na área que pretende atuar, pois o curso de graduação é bastante amplo, e na matriz curricular não existe o aprofundamento das áreas de interesse. Além disso, dificilmente, um biólogo será contratado para trabalhar nesta área de não tiver no mínimo uma especialização em fertilidade humana. De qualquer forma, embora o indicado seja se formar em ciências biológicas, o Biomédico também poderá se pós-graduar em fertilidade humana e assim também, poderá atuar nesta área.

in-vitro-fertilization
Para se trabalhar em clínica de fertilidade e com pesquisas de células troncos o mais indicado seria cursar Ciências Biológicas, já que a Biomedicina é voltada para doenças e os meios de tratá-las. Foto: glambistro
Fonte: guiadoestudante, cfbio, cfbiomedicina
Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro