Por que o leão tem juba e a leoa não tem?

11738

“Por que o leão tem juba e a leoa não tem?” (Symon O. Freitas)

Symon, o dimorfismo sexual corresponde a uma diferença bem definida nas características sexuais secundárias (além da evidente diferença dos órgãos sexuais) de machos e fêmeas de algumas espécies.

Em um dos maiores e mais lindos felinos que existem, os leões, o dimorfismo é bastante pronunciado: o macho é normalmente maior e mais pesado do que a fêmea e apresenta uma linda cabeleira – a juba -, de pêlos bem espessos e longos, que lhe cobre a cabeça e os ombros. Essa juba dá uma imponência de rei ao animal. Mas não está lá só para ficar mais bonito para as fêmeas ou exibi-la às outras espécies…

A juba faz com que o animal pareça maior do que o normal. Quanto maior a juba do macho, mais grandioso ele parecerá aos outros machos. E quanto mais impressionante sua aparência, mais possível que ele se torne líder de um grupo. A linda juba também ajuda o macho a poupar-se de lutas com outros da mesma espécie. Isso se dá porque, quanto mais encorpada a juba de um leão, mais os leões desfavorecidos de cabeleira o evitam. Porém, quando entram numa briga, a juba densa é muito útil por proteger o pescoço do animal. Mas atrapalha os movimentos ágeis durante a caça, deixando este trabalho para as fêmeas.

Apesar de ser raro, existem leoas com jubas sim. O presidente do grupo conservacionista Panthera, Lucas Hunter, explicou que há duas hipóteses para a presença da juba nas fêmeas. Uma delas é que o esperma pode ter algum defeito ocasionando a anomalia; e na outra (a mais provável), o problema pode ocorrer se o feto for exposto a altos níveis de hormônios masculinos durante a gestação. Apesar de serem perfeitamente capazes de sobreviver na natureza, são provavelmente inférteis.

Informação adicional: Havia cerca de 76 mil leões na África em 1980, e hoje o número caiu para cerca de 35 mil. A culpa da diminuição da espécie é a perda do seu habitat, falta de alimento e conflitos com humanos, incluindo caça e venda. Em breve estará na lista de ameaçados de extinção se não houver uma política conservacionista em favor do animal.

leao
Quanto maior a juba do macho, mais grandioso ele parecerá aos outros machos. E quanto mais impressionante sua aparência, mais possível que ele se torne líder de um grupo. Foto: electramag

Fonte: hsw, mundodosanimais, nationalgeographic