Por que as formigas gostam de coisas doces?

“Gostaria de saber por que as formigas atacam açúcares. Já ouvi dizer que elas não gostam do açúcar e sim dos fungos. Elas levam o açúcar até o formigueiro, onde os fungos se alimentam e com isso podem se alimentar destes. É verdade?!” (Camila Nepomuceno)

Camila, as formigas são insetos himenópteros da família Formicidae. O formigueiro é bastante organizado e o trabalho é dividido entre a rainha e as operárias, que a servem. Cada formiga possui uma função bem definida dentro da colônia. Em um formigueiro existe as que são responsáveis pela segurança, as que fazem os túneis do formigueiro e buscam alimentos e as responsáveis pelos cuidados com as larvas. O formigueiro é uma estrutura bem complexa, cheia de galerias e túneis subterrâneos que se estendem por vários metros.

As formigas são insetos bastante fortes, conseguem carregar um peso maior que o seu até 100 vezes. Possuem um hábito alimentar bastante diversidade, e esse varia de acordo com as espécies, podendo ser carnívoras, herbívoras ou os dois, onívoras. No entanto, apesar da variação na alimentação, todas as espécies identificam sua alimentação através de suas antenas, já que as mesmas não possuem nariz.

É muito comum encontrarmos em nossa, em locais onde há algum tipo de doce, várias formigas em volta. E por que elas atacam doces? Seria para alimentar os fungos? Os doces fornecem bastante energia para elas trabalharem. Quando os trabalhadores encontram alimentos sólidos, estas levam para o ninho. Já quando são encontrados alimentos açucarados líquidos, elas armazenam o líquido em seu abdômen e carrega até o ninho onde alimentarão outros membros do ninho.

ants-2-600x451
Os doces fornecem bastante energia para elas trabalharem. Foto: hypescience

Existem algumas espécies de formigas que cultivam fungos, como as cortadeiras. Elas levam grande parte da biomassa de material vegetal para o formigueiro onde cultivarão, em “jardins” subterrâneos escondidos, um fungo da espécie Leucoagaricus gongylophorus, o qual as formigas mantêm uma delicada relação de mutualismo. Essa dependência entre fungo e formiga é benéfica para ambos.

Concluindo, as formigas gostam bastante de alimentos açucarados, não por criar fungos, mas por suas necessidades fisiológicas.

18ixghcksl77ljpg
Quando os trabalhadores encontram alimentos sólidos, estas levam para o ninho. Já quando são encontrados alimentos açucarados líquidos, elas armazenam o líquido em seu abdômen e carrega até o ninho onde alimentarão outros membros do ninho. Foto: lifehacker
Fontes: Ninha Bio, suapesquisa, escolakids
Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro