Homem russo será a primeira pessoa da história a fazer um transplante de cabeça

O russo Valery Spiridonov de 30 anos pode ser a primeira pessoa da história a ter a cabeça transplantada. Isso mesmo! Quem garante que esta proeza pode ser possível é o Dr. Sergio Canavero, italiano, membro do Turin Advanced Neuromodulation Group. Segundo ele, na década de 1970 o transplante de cabeças em animais foi testado com sucesso e o único problema foi a incapacidade de conectar a medula espinhal do corpo doador à cabeça do receptor, o que deixou os animais paralisados abaixo do ponto de transplante. Mas, Dr. Canavero garante que os avanços recentes permitem uma perfeita reconexão cirúrgica da medula espinhal.

Segundo Canavero, o procedimento, pode prolongar a vida de pessoas com músculos e nervos degenerados ou órgãos tomados pelo câncer. O procedimento pode durar até 36 horas na qual será preciso resfriar do corpo do doador e a cabeça do destinatário, em seguida o tecido do pescoço será milimetricamente dissecado como objetivo de cortar e religar os vasos sanguíneos. As medulas espinhais são fundidas com um produto químico que conecta a gordura das membranas celulares. O paciente será mantido em coma induzido por um tempo após a cirurgia.

O maior problema seria se as medulas espinhais não se reconectassem e se o corpo rejeitasse a nova cabeça, mas Canavero diz que as últimas tentativas feitas em ratos comprovaram que este procedimento é realmente possível em todos os aspectos técnicos.

voluntario-transplante-de-cabeca-838x471
O russo Valery Spiridonov de 30 anos pode ser a primeira pessoa da história a ter a cabeça transplantada. Foto: hypescience

O “cobaia”, Valery Spiridonov, possui uma doença uma doença neuromuscular hereditária caracterizada pela atrofia e fraqueza muscular progressiva. Isso quer dizer que ele pode ter falência múltipla dos órgãos em pouco tempo e, apesar da cabeça estar em perfeitas condições, a morte será inevitável. Assim, ele se dispôs a ser o primeiro ser humano a ter sua cabeça saudável retirada de um corpo doente e religada a um corpo saudável. Ele diz que está com muito medo, claro! Mas sabe que sua saúde está pior a cada dia e que não sabe até quando poderá respirar sozinho.

Enquanto Dr. Canavero está animado com a possibilidade de fazer a cirurgia, outros especialistas garantem que mesmo que as vias aéreas, coluna e grandes veias e artérias sejam fundidas com sucesso, a medula espinhal vai ser um grande problema. É possível que Valery não possa se mexer e nem mesmo respirar sozinho e seu destino pode ser pior que a morte.

headtransplant
Enquanto Dr. Canavero está animado com a possibilidade de fazer a cirurgia, outros especialistas garantem que mesmo que as vias aéreas, coluna e grandes veias e artérias sejam fundidas com sucesso, a medula espinhal vai ser um grande problema. Foto: nirapadnews

Fonte: hypescience