Animais

Existem animais anões? [vídeo]



A maioria de nós, ou todos nós, já vimos ou ouvimos falar de pessoas anãs, aquelas que tem o tamanho bem inferior à medida da população. Um homem é considerado anão quando mede 1,45 m e a mulher 1,40 m. Mas se existem seres humanos também existem outros animais que podem nascer assim?

A resposta é Sim, em qualquer espécie pode-se encontrar indivíduos anãos. Nos outros animais não percebemos muito porque a maioria morre ao nascer.  O nanismo em animais pode apresentar sérios problemas no sistema respiratório e mobilidade, por isso, muitos morrem prematuramente.


Algumas das causar que podem desencadear o nanismo em animais é a Acondroplasia, causada por mutação genética oque inibe o crescimento da cartilagem no final dos ossos ou quando a hipófise para de produzir o hormônio de crescimento. Produz membros curtos com aumento da curvatura da coluna vertebral e distorção no crescimento cranial. Este nanismo aparece em miniatura de cavalos e rebanhos de gado em que seus pais têm genes para nanismo.

A vaca Ella
vaca-de-78cm-da-a-luz-na-irlanda

Ella deu a luz no ano de 2014 à um bezerro saudável e com tamanho normal o que dificulta na amamentação do filhote, já que sua é quase do seu tamanho. Foto: brasilcaipira

Ella, como é chamada a menor vaca irlandesa já conhecida, possui apenas 78 centímetros e entrará para o livro Guinness World Record devido seu pequeno tamanho, é ainda menor que o bezerro anão da Inglaterra.

A outra novidade é que Ella deu à luz no ano de 2014 à um bezerro saudável e com tamanho normal o que dificulta na amamentação do filhote, já que sua é quase do seu tamanho.

 

O elefante anão
KC-cE5XXwuE_6

Biólogos do Centro de Conservação e Pesquisa de Udawalawe, no Sri Lanka, registraram o primeiro elefante com nanismo no mundo. É um elefante asiático macho que mede aproximadamente 1,5 metro de altura. Foto: tieku

Biólogos do Centro de Conservação e Pesquisa de Udawalawe, no Sri Lanka, registraram o primeiro elefante com nanismo no mundo. É um elefante asiático macho que mede aproximadamente 1,5 metro de altura.

Um dos biólogos responsáveis pelo estudo, Prithiviraj Fernando, disse que uma presa anã é facilmente capturada por um predador. Sendo assim, esses animais teriam mais dificuldade de sobreviver na vida selvagem. No entanto, como o animal encontram-se em um parque não terá problemas com possíveis predadores.

 

O cavalo Acer
Britains-smallest-horse

Acer, o cavalo que tem apenas que tem quase 56 cm de altura, bastante pequeno se comparado aos cavalos de tamanho normal, que apresentam uma média de 1,50 metros. Foto: mirror

Outro caso de nanismo foi registrado no reino Unido. Acer, o cavalo que tem apenas que tem quase 56 cm de altura, bastante pequeno se comparado aos cavalos de tamanho normal, que apresentam uma média de 1,50 metros.

O animal já está com três anos de idade, e os cientistas acreditam que este seja o primeiro equino do país que apresenta essa condição genética. E segundo Maureen O’Sullivan, que cuida do pequeno cavalo, ele se tornou um grande amigo do cão labrador, o que fez com que Acer desenvolvesse o comportamento semelhante ao labrador.

 Fonte: Planeta sustentável, Top biologia, Miniatures, Independente.

Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.