É possível morrer de tanto beber água?

5369

“É possível morrer de tanto beber água?” (Luana Basilis)

 Com certeza, Luana. Bebendo muita água nós causamos uma hiponatremia, que é a diminuição da concentração de sódio no sangue. No caso de beber água demais, mesmo o sódio estando em quantidade normal, a hiponatremia acontece porque há um excesso de água em relação a ele.

O sódio mantém estável a quantidade de água dentro e fora das células, mantendo assim a pressão sanguínea normal e a funcionalidade de todos os órgãos. Sem ele nada funciona no corpo, então é fundamental que sua concentração esteja adequada. Como o sódio é adquirido através da alimentação e não é produzido pelo corpo, a hiponatremia pode acontecer por baixa ingestão de sódio (desnutrição), ou por vômitos, diarreia, e tanto pela falta de água (desidratação) como pelo excesso dela. Também pode ocorrer devido a problemas cardíacos, renais e hepáticos, pois esses três órgãos estão envolvidos no controle do volume de líquido corporal.

A água é atraída para regiões onde há maior concentração de sódio. Bebendo água demais, o sangue ficará com água em excesso e consequentemente as células estarão com mais sódio do que o sangue. A água será rapidamente atraída pelo sódio das células, entrando nas mesmas. As células são capazes de se expandir com a entrada de água e a maioria está em tecidos que permitem essa expansão, como gordura, pele e músculos. Mas os neurônios não: estão protegidos pelo crânio, onde quase não há espaço extra. O excesso de água causará o inchaço dos neurônios e vasos cerebrais, que irão se comprimir dentro do crânio gerando convulsões, coma, falha respiratória, hérnia cerebral e morte.

Nossa perda diária de água varia de 600 a 2500 ml, portanto se bebermos por volta de 2 litros de água por dia será o suficiente para repor essa perda. Mais que isso só serve para sobrecarregar os rins e causar desequilíbrio no controle do sódio e outros sais. Durante exercícios físicos onde a perda de água e sais será maior, o correto é beber isotônicos para repor os sais perdidos e manter o equilíbrio dos líquidos, e não apenas água, que irá causar a hiponatremia.

sede-beber-água-excesso-prejucidial-perigos
Bebendo muita água nós causamos uma hiponatremia, que é a diminuição da concentração de sódio no sangue. Foto: loveyourreflection

 Fonte: medicinanet e minhavida