Animais

Dino Doidão? Estudos revelam que dinossauros usavam drogas

Dino Doidão? Estudos revelam que dinossauros usavam drogas
Esse texto foi informativo para você?

Os fungos que causam alucinações (como alguns tipos de cogumelos) existem faz tempo. Uma nova pesquisa sugere que esses fungos faziam parte da dieta de alguns tipos de dinossauro. Além disso o estudo comprova que gramíneas são mais antigas do que se pensava, e podem ter co-evoluído com os dinossauros.

As gramíneas são uma espécie vegetal bem simples do nosso planeta, e é comum se pensar que elas são tão antigas quanto o planeta. Porém até agora evidências de sua existência em tempos remotos era escassa. Os grandes campos que conhecemos atualmente surgiram a pouco tempo de acordo com as pesquisas. No entanto, agora foi descoberta uma florzinha de grama presa dentro de um pedaço de âmbar, datando da época em que os dinossauros caminhavam sobre a Terra. A espécie encontrada possuía um fungo parasitando-a.


O fungo encontrado pertence a um grupo de espécies extintas que produz ergotamina, que é uma substância intimamente relacionada com efeitos alucinógenos e está presente no LSD. Como em um estudo feito em 2005 encontrou gramíneas em fezes fossilizadas de dinossauros, é bem provável que eles se alimentassem dessa espécie de fungo também. O cientista da Universidade Estadual de Oregon, George Poinar, diz que não há dúvidas de que alguns saurópodes se alimentavam das gramíneas e dos fungos como consequência. O que não se sabe são os efeitos que as toxinas presentes no fundo poderiam causar aos dinossauros. Em nosso cérebro só podemos criar imagens de dinossauros tropeçando nas próprias pernas enquanto tem alucinações.

O estudo também é importante para elucidar a evolução das gramíneas e como elas se tornaram base da cadeia alimentar humana, com culturas como o trigo, o milho e o arroz. Além disso mostra a co-evolução destas com os fungos, visto que estes afugentavam possíveis predadores que não queriam receber substâncias alucinógenas no organismo.

Os fungos que causam alucinações (como alguns tipos de cogumelos) existem faz tempo. Uma nova pesquisa sugere que esses fungos faziam parte da dieta de alguns tipos de dinossauro. Foto: bookcoverimgs

 

Fonte: iflscience


Novidades

Topo