Cristal do Aquaman: Dinamarqueses criam material que permite o ser humano de mergulhar sem tubo de oxigênio

 Os seres humanos não têm a capacidade de respirar em baixo d’água, pois não possuem estruturas especializadas para tal. A curiosidade humana para novas descobertas é muito grande e desvendar o mundo marinho também é muito fascinante. Para tal, foram desenvolvidos equipamentos que permitem armazenar oxigênio, para facilitar os mergulhos mais prolongados.

Mas você já se imaginou mergulhando por um período prolongado sem auxilio de tanques de oxigênios?  Pois é, essa já é uma realidade. Pesquisadores dinamarqueses, da Universidade de Syddansk, desenvolveram um material que permite aos mergulhadores respirar submersos sem auxilio de tanques de oxigênio. Esse material foi batizado de Cristal do Aquaman. Ele tem a incrível capacidade de absorver o oxigênio e armazená-lo a uma concentração quase de 160 vezes maior do que o disponível na atmosfera. O “cristal do Aquaman” possui consistência semelhante a uma esponja e usa cobalto em sua estrutura molecular. É o cobalto que dá ao material a estrutura molecular e eletrônica necessárias para absorver oxigênio do ambiente ao redor. O material possui uma fórmula complexa, [{(bpbp)Co2II(NO3)}2(NH2bdc)] (NO3)2 * 2H2O e é como um conjunto de cristais que são armazenados em um recipiente específico, também desenvolvido na Dinamarca. Depois da armazenagem do O2, o material libera oxigênio em pequenas quantidades quando exposto ao calor.

Além de auxiliar os mergulhadores, esse material tem uma finalidade bem maior, um dos seus usos a princípio, é auxiliar os pacientes com câncer de pulmão e que dependem exclusivamente de aparelhos para respirar. São necessários poucos grãos desse cristal para manter um paciente respirando por 24 horas.

Assim como qualquer outra nova descoberta, sua reprodução geralmente é bem alta. E com esse composto não é diferente. Agora o principal desafio dos cientistas é baratear a produção do composto, que possui uma fórmula complexa e de difícil reprodução. Uma vez barateado, os cientistas poderão produzir em larga escala e aplicá-los nos diversos ramos da medicina.

easybreath1-537x322
Pesquisadores dinamarqueses, da Universidade de Syddansk, desenvolveram um material que permite aos mergulhadores respirar submersos sem auxilio de tanques de oxigênio. Esse material foi batizado de Cristal do Aquaman. Foto: inhabitat

Fontes: inhabitatolhardigital e info

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex