Animais

Artista plástico tatua pele de porcos vivos: arte ou desrespeito animal?

Artista plástico tatua pele de porcos vivos: arte ou desrespeito animal?
5 (100%) 1 vote

A tatuagem faz parte da história da humanidade há milhares de anos. E com o tempo, vem se tornando cada vez mais comum em meio à sociedade. Até aqui nada de novo. Mas o que falar de tatuagens feitas em animais, mais especificadamente, em porcos.

Wim Delvoye, artista nascido na Bélgica em 1965, é conhecido como bad boy da arte contemporânea, apresenta em suas obras artísticas a provocação por contrapor à ética e a arte. Um dos seus trabalhos bastante conhecidos está a Cloaca, que como o nome indica, é uma máquina com objetivo de produzir material fecal. E uma das suas novidades é a tatuagem na pele de porcos.


Ele iniciou seu trabalho com tatuagens nesses animais mortos em 1990 e foi apenas em 1997 que o artista começou a tatuar a pele de suínos vivos. Para manter esse seu trabalho, o artista comprou em 2004 uma fazenda próxima a Pequim para manter sua criação de porcos. Ele contava com uma equipe de especialistas e veterinários responsáveis pela saúde dos animais.

As tatuagens eram feitas com os animais sedados, e Wim era responsável por todo o processo de cicatrização na pele dos animais. Mas por que fazer esse tipo de arte em suínos vivos? Para um jornal francês o artista responde: ‘’I show the world works of art that are so alive, they have to be vaccinated…It lives, it moves, it will die. Everything is real.’’ Delvoye queria mostrar ao mundo sua arte sendo exposta em seres vivos. Ele enxerga os porcos como investimento onde poderá ter lucros em cima das peles tatuadas.

porcos1

Ele iniciou seu trabalho com tatuagens nesses animais mortos em 1990 e foi apenas em 1997 que o artista começou a tatuar a pele de suínos vivos. Fotos: productionmyarts

Os desenhos tatuados são do próprio artista, a maioria referindo-se a cultura ocidental como crânios e corações, princesas da Disney, desenhos religiosos, dentre muito outros. O seu principal objetivo é transmitis sua mensagem através da pele dos porcos. Uma arte chocante e bonita.

Em muitas culturas os porcos são associados a características negativas como: sujeira, gula e ganância e a partir do momento que Delvoye inclui os suínos dentro da arte ele sente que deu novamente a devida dignidade aos animais.

porcos2

Para manter esse seu trabalho, o artista comprou em 2004 uma fazenda próxima a Pequim para manter sua criação de porcos. Foto: productionsarts

Os porcos tatuados assim como a Cloaca ganharam reconhecimento internacional através de exposições. Em 2010 Delvoye apresenta seus animais em uma exposição na França intitulada ‘Les cochons tatoués‘ (Os porcos tatuados). Foram apresentados sete porcos tatuados.

Sem-Título-2

As tatuagens eram feitas com os animais sedados, e Wim era responsável por todo o processo de cicatrização na pele dos animais. Fotos: productionsarts

cochon-tatoo

Em 2010 Delvoye apresenta seus animais em uma exposição na França intitulada ‘Les cochons tatoués’ (Os porcos tatuados). Foram apresentados sete porcos tatuados. Foto: flepi

tatouage-cochon-06

A ideia é vender por um valor alto, as peles dos porcos depois de mortos! Foto:

 

Fontes: The culture tripg1

Novidades

Topo