Você pode até odiar as formigas, talvez porque nem imagina o quanto elas são importantes para os humanos

Quem olha de cima não imagina que aqueles seres minúsculos espalhados aos milhões pelo chão possam contribuir de alguma forma para a nossa vida. Pois a partir de agora você passará a olhar com outros olhos e até tentará evitar esmagar as coitadinhas. Isso porque elas atuam como espécies de heróis invisíveis, responsáveis por comer parte do lixo que deixamos pelas ruas, evitando que haja um grande aumento do número de pragas urbanas.

Foi feito um teste onde cientistas disponibilizaram comida em canteiros centrais e parques de Nova York, com ou sem uma grade em volta desta. Os alimentos que possuíam uma grade para proteção, ficavam livres da ação de animais maiores como os ratos. Depois de um tempo a conclusão foi que os artrópodes contribuem mais do que roedores e animais maiores na eliminação de restos de comida. O grande destaque foi para as formigas, em especial do gênero Tetramorium, que colaborou consumindo 35% dos restos de alimentos deixados.

Sendo assim é possível estimar que as formigas com a ajuda de outros artrópodes consomem cerca de 65 kg de alimento por ano, sendo em sua maioria salgadinhos e bolachas, por quilômetro. Em São Paulo esse serviço pode chegar a dezenas de milhares de toneladas de resíduos consumidos por ano. De maneira geral, a principal contribuição desse consumo de restos de alimentos é um maior controle na população de ratos, já que as duas populações disputam os mesmos alimentos.

Além de colaborar na cidade, as formigas também tem papel importante em ecossistemas naturais, como a Amazônia. Se todos os animais da Amazônia fossem pesados juntos, um terço do peso final seria composto por formigas e cupins. Em 1 hectare há 8 milhões de formigas, sendo que uma única colônia pode ter mais de um milhão de indivíduos.

aba375fb-179e-41bf-a487-c87b09d65974_formiga-630
É possível estimar que as formigas com a ajuda de outros artrópodes consomem cerca de 65 kg de alimento por ano, sendo em sua maioria salgadinhos e bolachas, por quilômetro. Foto: afontelajespintadas

Sendo assim em ambientes como este, as formigas atuam como “plantadoras de sementes”. Isso porque elas se alimentam de fungos que surgem sobre sementes de diversos tipos de plantas que estão no chão, evitando que o fungo tome conta da semente e impeça a sua germinação. Elas também se alimentam de carcaças de animais mortos, eliminando detritos e adubando o solo.

Na agricultura as formigas atuam combatendo algumas espécies de pragas agrícolas. Estudos mostram que algumas formigas prendam bicudo-de-algodoeiro, um besouro que ataca o algodão e pode causar perdas econômicas enormes. Também é possível notar as formigas atacando gafanhotos e minhocas, chegando a ser possível somente com a presença delas reduzir os prejuízos em 30%. É por essas e outras que alguns cientistas consideram as formigas os maiores predadores do mundo.

Fonte: uol