Animais

Seu cão está pressionando a cabeça contra a parede? Leve-o ao veterinário imediatamente!

Seu cão está pressionando a cabeça contra a parede? Leve-o ao veterinário imediatamente!
Esse texto foi útil para você?

Conhecido como “headpressing”, este comportamento é caracterizado pelo ato compulsivo  de pressionar a cabeça contra uma parede ou outro objeto, sem motivo aparente. Isto indica geralmente danos no sistema nervoso, o que pode resultar de um número de causas, incluindo a doença prosencéfalo (parte frontal do cérebro) e alguns tipos de envenenamento graves. Esta condição pode afetar não apenas os cães, mas também os gatos de qualquer raça ou idade.

 O ato de pressionar a cabeça contra parede pode ser, como já dito, um sinal de doença no prosencéfalo, afetando também o tálamo (massas neuronais situadas na profundidade dos hemisférios cerebrais). Outros sintomas que podem acompanhar este incluem inquietação e andar em círculos compulsivamente, esquecimento de truques ensinados anteriormente, convulsões, reflexos comprometidos e problemas visuais. Alguns desses sintomas pode levar a lesões, por exemplo, feridas nos pés, devido a  estimulação compulsiva, ou ferimentos para o rosto e cabeça, como um resultado de pressionar a cabeça contra uma superfície durante longos períodos de tempo.


 Na verdade, há uma série de razões pelas quais um cão pode se sentir uma compulsão para pressionar a cabeça contra objetos. As causas possíveis podem ser um distúrbio metabólico, tal como hiper ou hiponatremia (muito ou pouca quantidade de sódio no plasma sanguíneo), de um tumor primário ou secundário (ou seja, um tumor localizado no cérebro ou em outro lugar no organismo ), ou uma infecção do sistema nervoso, tais como a raiva ou infecção fúngica. Outras causas podem incluir trauma na cabeça, tal como de um acidente de carro, ou de exposição a toxinas, como o chumbo.

WYl21ms

Conhecido como “headpressing” , este comportamento é caracterizado pelo ato compulsivo de pressionar a cabeça contra uma parede ou outro objeto, sem motivo aparente. Foto: printei

O veterinário deve ser acionado com urgência se o headpressing for observado. Ele irá fazer um diagnóstico que inclui um exame na retina e outras estruturas na parte traseira do olho, o que pode indicar doenças infecciosas ou inflamatórias, bem como irregularidades no cérebro. Outros testes prováveis ??são de pressão arterial medições para testar para a pressão arterial elevada, e tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM) do cérebro. O veterinário irá também incluir uma análise de urina (que podem revelar um problema com o sistema metabólico), e ensaios para a concentração de chumbo no sangue (o que pode indicar toxinas no organismo).

headpressing-1

O veterinário deve ser acionado com urgência se o headpressing for observado. Ele irá fazer um diagnóstico que inclui um exame na retina e outras estruturas na parte traseira do olho, o que pode indicar doenças infecciosas ou inflamatórias, bem como irregularidades no cérebro. Foto: theilovedogssite

Fonte: petmd e theilovedogssite


Novidades

Topo