Curiosidades

Por que os seres humanos se beijam?





Humanos são os únicos animais que tem o hábito de se beijar. Outros animais podem até se lamber ou encostar suas bocas ou bicos, mas é muito raro de ser observado e não representam um hábito como acontece com os seres humanos. Já para o Homo sapiens esse comportamento é aceitável em 90% das culturas existentes. Por que isso acontece?

Cientistas da Universidade de Oxford resolveram estudar o papel do beijo e tiveram como principal resultado o fato de a seleção de um parceiro ser mediada por ele. Ao que parece os seres humanos conseguem de forma inconsciente, avaliar o sistema imunológico de um potencial parceiro sexual dessa maneira.  Segundo a pesquisa quando encontramos um parceiro sexual com o sistema imunológico diferente do nosso, o nível do hormônio ocitocina sobe, sendo este relacionado aos sentimentos de afeto e desejo. Isso faz sentido porque uma pessoa com o sistema imunológico diferente do seu, geraria um descendente com sistema imunológico variado e melhor.


Uma outra pesquisa realizada na Universidade Rutgers, diz que os homens conseguem através do beijo avaliar instintivamente os níveis de estrógeno de uma mulher. Com isso o homem em questão avaliaria se a mulher beijada é fértil ou não. Uma outra explicação vem da Holanda, e diz que os seres humanos se beijam para trocar as bactérias que vivem em sua boca. Como sabemos as bactérias tem um papel importante no nosso sistema imune. Em um beijo podemos trocar cerca de 80 milhões de bactérias. Dessa forma ambos os lados sairiam “mais fortes” depois de um beijo.

casal-beijo-rapidinhas-8604

Outros animais podem até se lamber ou encostar suas bocas ou bicos, mas é muito raro de ser observado e não representam um hábito como acontece com os seres humanos. Foto: lifestyles

É possível ainda que o ato de beijar tenha surgido pelo comportamento da mãe mastigar os alimentos antes de passar aos seus filhotes. Passar o alimento da boca da mãe para a boca o filho, além do motivo principal que é facilitar a deglutição da comida, teria como resultado secundário uma melhoria no sistema imunológico do filho.

tumblr_mphg0iNN861rl37wfo1_500

É possível ainda que o ato de beijar tenha surgido pelo comportamento da mãe mastigar os alimentos antes de passar aos seus filhotes. Gif: fcrsb

Fonte: match e folha

Novidades

Topo