Por que os gatos têm essas formações estranhas nas laterais da orelha?

Tenho uma dúvida que não sei se você saberá responder, mas você sabe pra que servem essa abertura lateral no ouvido externo dos gatos? (Annie Bastos)

Os felinos, de maneira geral, apresentam os sentidos bem desenvolvidos, principalmente a audição. Para ter este sentido sensível, os gatos possuem uma anatomia auditiva especialmente desenvolvida para esse fim.

A audição desses animais é bastante sensível a altas frequências. São capazes de perceber sons até 50.000 Hz, enquanto os seres humanos percebem frequências de até 20.000 Hz. Além dessa sensibilidade as orelhas dos gatos podem ser orientadas para o foco do som e isso é possível devido a existência de 27 músculos. Estas podendo se movimentar para direções diferentes o que faz com que percebam os sons com bastante precisão.

Os gatos possuem trinta e dois músculos na orelha, o que lhes permite ter uma  audição direcional, ou seja, eles podem mover cada orelha independentemente da outra. Assim, um gato pode mover o corpo numa direção, enquanto move as orelhas para outro lado. A maioria dos gatos possui pavilhões auditivos orientados para cima e são extremamente adaptados mostrando uma formato em concha, e direcionamento dos pelos.

main-qimg-6a963bfac20d3e01ea338ebce5788e78
Essas aberturas laterais são chamadas de “bolsa marginal cutânea” ou “bolso de Henry” (em inglês, “Henry’s pocket”) e está diretamente ligada ao canal auditivo direcionando o som diretamente para ele. Foto: quora

Essas aberturas laterais são chamadas de “bolsa marginal cutânea” ou “bolso de Henry” (em inglês, “Henry’s pocket“) e está diretamente ligada ao canal auditivo direcionando o som diretamente para ele. Assim, é possível que estas aberturas laterais das orelhas sejam modeladas para direcionar e  detectar sons específicos. Alguns animais possuem estes “bolsões” nas orelhas, nos gatos e nos cães eles são mais discretos, mas nos morcegos, são bastante proeminentes. São adaptações para animais com a audição aguçada. Este “retalho” na orelha dos gatos é similar ao antitrago da nossa orelha. A estrutura não parece servir para nada quando o gato está tranquilo, mas ela muda de forma quando algum som chama a atenção do animal resultando no movimento do pavilhão auricular e esta estrutura costuma se tornar mais larga na abertura que direciona ao canal auditivo. Provavelmente está ligada à capacidade destes animais em poder ouvir  ultra-sons (sons de alta frequência), mas sua função ainda está sendo estudada.

640px-Katzenohr_seitlich
A estrutura não parece servir para nada quando o gato está tranquilo, mas ela muda de forma quando algum som chama a atenção do animal resultando no movimento do pavilhão auricular e esta estrutura costuma se tornar mais larga na abertura que direciona ao canal auditivo. Foto: wikipedia
 Fonte: sitiodogatocats e quora
Este texto é de autoria da Bióloga Nayara Castro