Curiosidades

Por que meus seios ficam tão doloridos antes da menstruação?

“Gostaria de saber por que meus seios ficam tão doloridos antes da menstruação. Sei que é ação hormonal, mas, fisiologicamente falando o que causa o inchaço e a dor.” (Denisê De Paula)

Denisê, esses sintomas desconfortáveis variam conforme as concentrações hormonais do período menstrual na mulher. Existem duas fases no período menstrual. A primeira, a folicular – dura do primeiro dia do ciclo até a ovulação – os níveis de estrogênios aumentam. Na segunda fase, a lútea – que inicia na liberação do óvulo e vai até o primeiro dia do ciclo – a produção de progesterona aumenta preparando o útero para uma possível gravidez. Quando não há concepção o corpo libera esses hormônios (pois não há mais necessidade dos mesmos) e tudo volta ao normal. E assim recomeça um novo ciclo. Mas isso a gente já sabe…


A presença de estrogênios é condição fundamental para mastalgia cíclica (dor localizada na mama no período pré-menstrual), mas não há relação comprovada cientificamente entre níveis elevados e presença de sintomas. Na fase lútea, o estradiol, um dos hormônios estrogênicos, exerce ação vasodilatadora e a progesterona aumenta a permeabilidade vascular, facilitando a passagem de fluidos para o espaço intersticial no tecido conjuntivo. Dependendo da quantidade de líquido acumulada, pode surgir desconforto seguido de sensação de peso ou de inturgescência nos seios. Acontecido a menstruação, o fluido é reabsorvido pelo organismo, o volume das mamas volta ao normal e o mal-estar desaparece.

Os desconfortos nas mamas também podem vir acompanhados de pontadas agudas e presença de nódulos. As pontadas ou dores latejantes são causadas pelas terminações nervosas sensíveis esmagadas pelo tecido conjuntivo túrgido. Quanto aos nódulos, eles são bem pequenos e se desfazem a cada novo ciclo. É por isso que, quando se for fazer um exame clínico, o ideal é ir logo após a menstruação, quando não há aumento de densidade nem dor nas mamas.

16x9

As pontadas ou dores latejantes são causadas pelas terminações nervosas sensíveis esmagadas pelo tecido conjuntivo túrgido. Fonte: livelovefruit

Experimentar dores nos seios em seu período próprio somente indica que seu corpo está produzindo níveis adequados de hormônios femininos. É natural. Se você sentir dores exageradas nos seios antes, durante e após seu ciclo menstrual, fale com seu médico sobre teste de hormônios, pois pode estar havendo algum desequilíbrio hormonal.

20_06_2011_214411_78163752seiobananastomat

A presença de estrogênios é condição fundamental para mastalgia cíclica (dor localizada na mama no período pré-menstrual), mas não há relação comprovada cientificamente entre níveis elevados e presença de sintomas. Foto: chrisflores

 Fonte: ehow,  sbmastologia

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.