Curiosidades

Por que algumas pessoas sentem coceira nas pernas quando iniciam uma corrida ou caminhada?

Por que algumas pessoas sentem coceira nas pernas quando iniciam uma corrida ou caminhada?
Esse texto foi útil para você?

“Gostaria de saber por que sinto coceira nas pernas poucos minutos depois de começar a fazer uma corrida.” (Camila Reis)

Isso não é tão incomum quanto parece, Camila. Quem sente esse desconforto, quando faz alguma atividade física pode sofrer de uma estranha alergia: Alergia a exercício. O nome correto que se dá a essa síndrome é Urticária Colinérgica.


Pesquisadores já tentaram explicar esses sintomas pelo colapso de capilares, isto é, os vasinhos estouram para permitir um maior fluxo de sangue aos membros, e isso dá aquela vontade incontrolável de dar uma coçada. Mas se fosse explicado somente por isso, com a prática, os sintomas deveriam passar. Mas o mesmo não acontece. Atletas regulares sentem esses sintomas a vida toda!

A urticária colinérgica é desencadeada pelo aumento da temperatura corporal ou pelo estresse muscular e emocional. É causada pela liberação em excesso, ou mesmo pela falha na inibição da acetilcolina pela enzima colinesterase, resultando na liberação de histamina e outros mediadores pelos mastócitos para dentro da derme superficial. Sobre seus sintomas podemos citar coceira intensa, manchas vermelhas na pele e inchaço, mas frequentemente localizados no tronco e braços. Não há formação de feridas nem crostas. Geralmente, manifesta-se de 2 a 30 minutos após o início da atividade e dura em média 30 a 90 minutos. Porém podem agravar se não tratado os sintomas ou reduzido a atividade, trazendo de erupções na pele a uma reação anafilática potencialmente fatal.

correndo1

A urticária colinérgica é desencadeada pelo aumento da temperatura corporal ou pelo estresse muscular e emocional. Foto: parqueibirapuera

Não é preciso parar suas atividades por conta disso. Mas é necessário procurar orientação e acompanhamento médico. Já existe tratamento com medicamentos anti-histamínicos, mas que nem sempre é eficaz. Algumas pessoas já fizeram terapia até com Imunoglobulina E, uma proteína envolvida nas reações alérgicas.

Mas atenção:

Ainda há a possibilidade de uma vasodilatação causada pelo exercício, facilitar a distribuição de alérgenos que estavam latentes, para outras partes do corpo e acordar a alergia. A esse conjunto dá-se o nome de Anafilaxia Induzida pelo Exercício, e a urticária colinérgica é apenas um dos sintomas desta síndrome.

corrida_parque

Há a possibilidade de uma vasodilatação causada pelo exercício, facilitar a distribuição de alérgenos que estavam latentes, para outras partes do corpo e acordar a alergia. Foto: lucianoschionato

Fonte: aafp tuasaude


Novidades

Topo