Por que algumas pessoas sentem coceira nas pernas quando iniciam uma corrida ou caminhada?

42103
Sentir coceira nas pernas quando inicia uma corrida ou caminhada. O que pode ser?

“Gostaria de saber por que sinto coceira nas pernas poucos minutos depois de começar a fazer uma corrida ou caminhada. O que pode ser isso?” (Camila Reis)

Isso não é tão incomum quanto parece, Camila. Quem sente esse desconforto, quando faz alguma atividade física pode sofrer de uma estranha alergia: Alergia a exercício. O nome correto que se dá a essa síndrome é Urticária Colinérgica.

Pesquisadores já tentaram explicar esses sintomas pelo colapso de capilares, isto é, os vasinhos estouram para permitir um maior fluxo de sangue aos membros, e isso dá aquela vontade incontrolável de dar uma coçada. Mas se fosse explicado somente por isso, com a prática, os sintomas deveriam passar. Mas o mesmo não acontece. Atletas regulares sentem esses sintomas a vida toda!

A urticária colinérgica é desencadeada pelo aumento da temperatura corporal ou pelo estresse muscular e emocional. É causada pela liberação em excesso, ou mesmo pela falha na inibição da acetilcolina pela enzima colinesterase, resultando na liberação de histamina e outros mediadores pelos mastócitos para dentro da derme superficial.

Sobre seus sintomas podemos citar coceira intensa, manchas vermelhas na pele e inchaço, mas frequentemente localizados no tronco e braços. Não há formação de feridas nem crostas. Geralmente, manifesta-se de 2 a 30 minutos após o início da atividade e dura em média 30 a 90 minutos. Porém podem agravar se não tratado os sintomas ou reduzido a atividade, trazendo de erupções na pele a uma reação anafilática potencialmente fatal.

Não é preciso parar suas atividades por conta disso. Mas é necessário procurar orientação e acompanhamento médico. Já existe tratamento com medicamentos anti-histamínicos, mas que nem sempre é eficaz. Algumas pessoas já fizeram terapia até com Imunoglobulina E, uma proteína envolvida nas reações alérgicas.

Mas atenção:

Ainda há a possibilidade de uma vasodilatação causada pelo exercício, facilitar a distribuição de alérgenos que estavam latentes, para outras partes do corpo e acordar a alergia. A esse conjunto dá-se o nome de Anafilaxia Induzida pelo Exercício, e a urticária colinérgica é apenas um dos sintomas desta síndrome.

Fonte: aafp tuasaude