Curiosidades

Uma mulher que não esteve grávida pode produzir leite e amamentar?

“Uma mulher que não esteve grávida e tenta amamentar um bebê. Ela consegue? Ou seja, a mulher produz leite mesmo se não tiver engravidado?” (Adrielle Silva)

Sim, é possível que uma mulher amamente sem ao menos ter engravidado. Existem duas maneiras disso ocorrer: a primeira seria através do estímulo direto nos seios ou através da pseudociese, mais conhecida como gravidez psicológica.


A gravidez psicológica pode ocorrer por diversos motivos, desde depressão, baixa autoestima ou até um transtorno de personalidade. Trata-se de um transtorno psicológico que afetam mulheres e animais, observado frequentemente nos cães. As mulheres com esse transtorno podem desenvolver todos os sintomas de uma gravidez real, como enjoos matinais, escurecimento dos mamilos, ausência de menstruação, crescimento da barriga e desenvolvimento das mamas e produção de leite. Nesse momento a mulher poderia amamentar qualquer bebê.

Vale lembrar que se trata de uma doença e deve ser tratada. Existem diversas formas de constatar que a mulher não está grávida, como por exemplo, o exame de sangue Beta HCG e os testes de gravidez das farmácias também não conferem resultados positivos numa gravidez psicológica, assim como o ultrassom realizado pelo médico.

O tratamento consiste em fazer uso de medicamentos hormonais afim de regular o ciclo hormonal da mulher e a mesma parar de produzir leite, além de encontros com psicólogos e até mesmo psiquiátricas.

A outra maneira de conseguir amamentar uma criança seria estimular a produção de leite. Como seria feito isso? O processo é simples e lento. Consiste em colocar a criança para sugar o peito de tempos em tempos, em média, a cada 2 horas. A sucção estimula a produção de prolactina e ocitocina, hormônios que fazem o organismo produzir leite. Essa técnica também é válida para homens. Na literatura há diversos relatos que homens conseguiram amamentar seus filhos, seja pela mãe ter falecido, seja por outros motivos.

amamentacao

Existem duas maneiras de a mulher conseguir amamentar sem ter estado grávida: a primeira seria através do estímulo direto nos seios ou através da pseudociese, mais conhecida como gravidez psicológica. Foto: Reprodução/ vilamamifera

Um caso de homem que conseguiu amamentar:

No Sri Lankan um viúvo atraiu a atenção dos médicos e da população pela sua capacidade de amamentar sua filhinha. Sr. B Wijeratne de 38 anos,  começou a amamentar logo depois que sua esposa morreu ao dar à luz à sua segunda filha. Sua filha mais velha, Nisansala de 18 meses, era tão dependente do leite de sua mãe que não conseguia se adaptar ao leite industrializado. Em um ato de desespero com o choro das filhas ele as colocava no próprio peito e a sucção com o tempo desenvolveu leite nas mamas.

malebreastfeedingvx4

No Sri Lankan um viúvo atraiu a atenção dos médicos e da população pela sua capacidade de amamentar sua filhinha. Sr. B Wijeratne de 38 anos, começou a amamentar logo depois que sua esposa morreu ao dar à luz à sua segunda filha. Foto: Reprodução/ekstrabladet

 

Fonte: revistacrescer,
 wikipedia e obutecodanet
Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo