Que cor você enxerga esse vestido? Ciência explica por que o vestido misterioso muda de cor de acordo com o momento

Já está rolando na internet e tem deixado todo mundo apreensivo. Dependendo da hora do dia, uma mesma pessoa pode enxergar este vestido de cores diferentes. Alguns veem “branco e dourado” e outros veem “azul e preto”. Então, para piorar a situação uma mesma pessoa pode ver o vestido em diferentes momentos do dia e enxergar branco e dourado e outro momento azul e preto. Temos recebido a foto do vestido mágico e muitas pessoas querem uma explicação científica para isso. Como pode?

Tudo começou quando Caitlin McNeill, uma escocesa de 21 anos,foi cantar em um casamento onde a mãe da noiva usava o vestido. As discordâncias sobre a cor do vestido começaram pouco antes da festa, quando a mãe da noiva compartilhou com o casal uma foto da roupa que planejava usar.

A noiva e o noivo não conseguiram chegar a um acordo sobre se o vestido na foto era azul e preto ou branco e dourado. Então postaram a imagem no Facebook. McNeill, depois, compartilhou a foto em seu Tumblr. A história cresceu nas redes sociais e não parou mais. McNeill disse que o vestido azul e preto é da marca Roman Originals e, embora houvesse outras opções de cores disponíveis, nenhum deles era branco e dourado.

11040316_1082437471783028_2058932689_n
Alguns veem “branco e dourado” e outros veem “azul e preto”. Então, para piorar a situação uma mesma pessoa pode ver o vestido em diferentes momentos do dia e enxergar branco e dourado e outro momento azul e preto.

O texto que vem junto com a foto do vestido é o seguinte:

001
Este texto pertence a algum internauta e foi distribuído via facebook e Whatasapp.
 O que realmente acontece?

Mas não é bem assim, a ciência explica que a chave para decifrar o enigma do vestido está na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar.

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul-branco ao meio-dia, e voltam a ser mais avermelhadas no pôr do sol.

O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor “verdadeira”.

Por isso, algumas pessoas veem azul no vestido mas seus cérebros ignoram isso, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Elas veem branco e dourado. Os cérebros dos outros atribuem o azul que eles veem ao próprio vestido.

Este fenômeno existe há milhares de anos, mas há algo especial nesta foto do vestido que tornou as diferenças na forma como vemos a cor mais clara do que nunca.

Sobre aparelhos ortodônticos

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

 

Fonte: G1