Curiosidades

Por que quando estamos no sol e passamos para um lugar pouco luminoso, nossa visão fica escura por um tempo?



“Por que quando estamos no sol e passamos para um lugar pouco luminoso, nossa visão fica escura por um tempo?” (Bruno)

Isso acontece por causa da sua pupila, Bruno. A pupila dilata ou contrai de acordo com a quantidade de luz no ambiente em que se encontra regulando assim a quantidade de luz a penetrar no olho. Por isso quando estamos num lugar bastante iluminado a pupila se contrai e ao entrarmos num lugar escuro ela se dilata, para poder captar o máximo de luz possível para enxergar alguma coisa naquele ambiente.


Quando você está no sol a pupila portanto se contrai, e ao entrar numa sala escura a visão fica ofuscada devido a falta de luz. Porém isso não durará muito tempo, pois o nosso olho trabalha rápido e a pupila logo se dilatará, captando mais luz.

Ainda é importante lembrar que a sua retina contém células fotorreceptoras constituídas por bastonetes, que respondem às condições de escuridão, e cones, responsáveis pelas situações de iluminação intensa. Portanto a luz que viaja através do seu globo ocular até a retina ativa esses fotorreceptores, permitindo que você enxergue em ambientes claros e escuros. O nosso olho possui muito mais bastonetes do que cones, e eles amplificam todos e qualquer tipo de estímulo luminoso.

sololho

Nossa retina contém células fotorreceptoras constituídas por bastonetes, que respondem às condições de escuridão, e cones, responsáveis pelas situações de iluminação intensa. Foto: weldeltest

A transição da luz solar para um ambiente escuro acarreta numa série de fatores que irão desativas os cones e ativar os bastonetes, além de dilatar a pupila, permitindo assim que você passe a enxergar na nova quantidade de luminosidade. Tudo atua em conjunto, visto que se a pupila permanecesse aberta em ambientes com grande quantidade de luz, traria grandes problemas para a sua visão, podendo levar até mesmo a cegueira.

imagem8353

A pupila dilata ou contrai de acordo com a quantidade de luz no ambiente em que se encontra regulando assim a quantidade de luz a penetrar no olho. Por isso quando estamos num lugar bastante iluminado a pupila se contrai e ao entrarmos num lugar escuro ela se dilata. Foto: Clickeparenda

Fonte: ehow

 

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.