Curiosidades

Por que nossa urina fica com cores diferentes?

Por que nossa urina fica com cores diferentes?
Esse texto foi útil para você?

“Queria saber por que nossa urina pode ter diversas cores diferentes.” (Bia Mendes)

 Bia, nossa urina é formada nos rins através da filtração do sangue circulante. A cor amarela normal da urina é resultado de um pigmento chamado urocromo, que aparece devido a metabolização da hemoglobina presente nas hemácias sanguíneas. Existem ainda outros pigmentos derivados do metabolismo da hemoglobina, mas em menores quantidades. É a oxidação desses pigmentos que faz a urina parada escurecer.


A cor normal da urina pode ser alterada por inúmeros motivos, como alimentação, exercícios, doenças e medicamentos. As seis cores mais comumente encontradas são:

AMARELA-CLARA OU INCOLOR: é a urina muito diluída, que tem grande concentração de água. Pode acontecer simplesmente por maior ingestão de água ou por doenças como diabete melito, diabete insípido, insuficiência renal crônica e ainda por uso de medicamentos diuréticos ou bebidas alcóolicas.

AMARELO-ESCURA: pode indicar desidratação, pouca ingestão de água. Ocorre também em algumas anemias, início de icterícia, exercícios intensos e uso de medicamentos como arginol e mepacrina.

ALARANJADA OU AVERMELHADA: pode ser por uso de alguns medicamentos, sangramentos nos rins ou ureteres ou bexiga, sangue menstrual, anemia hemolítica, ou ainda por ingestão de alimentos vermelhos como beterraba, amora.

detectar-sintomas-de-doencas-pela-cor-da-urina2

A cor amarela normal da urina é resultado de um pigmento chamado urocromo, que aparece devido a metabolização da hemoglobina presente nas hemácias sanguíneas. Foto: outramedicina

MARROM: mau sinal, indica que alguma doença está presente. Pode ser desde uma infecção urinária até um câncer nas vias urinárias.

AZUL OU VERDE: indicativo de infecção ou uso de medicamentos coloridos.

BRANCA: também indicativo de doenças, é causada pela perda de gordura na urina, o que é anormal. Também pode ser devida a uma infecção com presença de pus.

Sempre que perceber alguma alteração estranha em sua urina, consulte um médico que irá pedir os exames necessários para solucionar o problema.

É possível detectar doenças só pela coloração da urina. Foto:

É possível detectar doenças só pela coloração da urina. Foto:

Fonte: Bioquímica Clínica para o Laboratório; MOTTA, Valter T.


Novidades

Topo