Por que nossa urina fica com cores diferentes?

3244

“Queria saber por que nossa urina pode ter diversas cores diferentes.” (Bia Mendes)

 Bia, nossa urina é formada nos rins através da filtração do sangue circulante. A cor amarela normal da urina é resultado de um pigmento chamado urocromo, que aparece devido a metabolização da hemoglobina presente nas hemácias sanguíneas. Existem ainda outros pigmentos derivados do metabolismo da hemoglobina, mas em menores quantidades. É a oxidação desses pigmentos que faz a urina parada escurecer.

A cor normal da urina pode ser alterada por inúmeros motivos, como alimentação, exercícios, doenças e medicamentos. As seis cores mais comumente encontradas são:

AMARELA-CLARA OU INCOLOR: é a urina muito diluída, que tem grande concentração de água. Pode acontecer simplesmente por maior ingestão de água ou por doenças como diabete melito, diabete insípido, insuficiência renal crônica e ainda por uso de medicamentos diuréticos ou bebidas alcóolicas.

AMARELO-ESCURA: pode indicar desidratação, pouca ingestão de água. Ocorre também em algumas anemias, início de icterícia, exercícios intensos e uso de medicamentos como arginol e mepacrina.

ALARANJADA OU AVERMELHADA: pode ser por uso de alguns medicamentos, sangramentos nos rins ou ureteres ou bexiga, sangue menstrual, anemia hemolítica, ou ainda por ingestão de alimentos vermelhos como beterraba, amora.

detectar-sintomas-de-doencas-pela-cor-da-urina2
A cor amarela normal da urina é resultado de um pigmento chamado urocromo, que aparece devido a metabolização da hemoglobina presente nas hemácias sanguíneas. Foto: outramedicina

MARROM: mau sinal, indica que alguma doença está presente. Pode ser desde uma infecção urinária até um câncer nas vias urinárias.

AZUL OU VERDE: indicativo de infecção ou uso de medicamentos coloridos.

BRANCA: também indicativo de doenças, é causada pela perda de gordura na urina, o que é anormal. Também pode ser devida a uma infecção com presença de pus.

Sempre que perceber alguma alteração estranha em sua urina, consulte um médico que irá pedir os exames necessários para solucionar o problema.

É possível detectar doenças só pela coloração da urina. Foto:
É possível detectar doenças só pela coloração da urina. Foto:

Fonte: Bioquímica Clínica para o Laboratório; MOTTA, Valter T.