Se eu estiver grávida, vai aparecer no hemograma? Descubra se há alteração no hemograma quando a mulher está no início da gravidez

Se eu estiver grávida, vai aparecer no hemograma? Este exame mostra gravidez?

“O exame de hemograma pode acusar gravidez? Ou seja, se eu tiver grávida, vai aparecer no hemograma?” (Kátia Fonseca)

O hemograma NÃO pode confirmar uma gravidez, Kátia.

Ele é um exame de sangue que serve para avaliar os glóbulos brancos e glóbulos vermelhos do sangue.

O hemograma completo serve para fazer o diagnóstico e acompanhar a evolução de doenças como anemia, infecções bacterianas ou virais, inflamações, leucemias ou plaquetopenias.

Quando o resultado do hemograma apresentar baixa quantidade de hemoglobina (Hb) ou basófilos, pode ser sinal de que a mulher está grávida.

Porém, é necessário fazer um exame específico de gravidez para que ela seja confirmada, visto que baixa quantidade de hemoglobina e basófilos podem representar muitas outras coisas.

Dentre os exames de gravidez mais conhecidos, o mais indicado é o Beta-HCG.

Ele é um exame que testa a presença do hormônio Gonadotrofina coriônica humana (HCG) no sangue ou na urina. Esse hormônio é produzido pelo embrião logo após a concepção e mais tarde pelo sinciciotrofoblasto (parte da placenta).

Esse hormônio tem como papel impedir a desintegração do corpo lúteo do ovário e progesterona, assim, manter essa produção é crítico para a gravidez em seres humanos.

O exame bHCG de sangue apresenta resultados positivos de 8 a 10 dias após fecundação, pois, o ovócito ao ser implantado no útero, imediatamente inicia a produção do hormônio gonadotrofina (bHCG).

Para o exame de urina o ideal é fazer 15 dias depois, pois, é necessária grande quantidade do hormônio para a identificação positiva e evitar um falso negativo.

Usualmente, numa gravidez saudável o número de beta HCG duplica a cada 48 horas, e este tipo de desenvolvimento poderá ser muito importante para predizer como se encontra o estado da gravidez.

Por exemplo, se o seu beta HCG for 45, cerca de 1 ou 2 dias depois deverá estar à volta de 90. Um valor baixo poderá ser um alerta para um possível problema.