Anomalias e doenças

Cuidado! Manchas escuras pelo corpo podem representar Diabetes





“Tenho manchas escuras nas axilas, virilha e pescoço. É horrível, parece falta de higiene, mas não é! O que causa essas manchas? Ouvi dizer que pode ser problema de Diabetes.” (Yara Maia)

Acantose nigricans é o nome dessas manchas, Yara. O que acontece é um espessamento e hiperpigmentação da pele, resultando manchas escuras com aspecto aveludado. Elas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas são mais frequentes onde você tem: pescoço, axilas e virilha. Também são frequentes nas dobras dos braços e joelhos, em torno do umbigo e abaixo da região mamária.


Até o momento foram descritos 8 tipos de acantose nigricans divididos em dois grupos: benigna e maligna. A benigna inclui a acantose idiopática (quando não se sabe a causa), hereditária, induzida por fármacos e a relacionada a doenças endócrinas. Pode ocorrer apenas um tipo ou mais na mesma pessoa. As mais frequentes são as relacionadas a doenças endócrinas como resistência à insulina (a mais frequente), diabetes mellitus, ovários policísticos, hiper ou hipotireoidismo entre outras. A obesidade geralmente está presente nessas doenças e a resistência à insulina também aparece junto com outras dessas doenças endócrinas.

A resistência à insulina pode fazer o pâncreas parar de produzir insulina. É por esse motivo que quando se vê alguém com acantose logo se fala em diabetes mellitus. A insulina é quem faz a glicose entrar em nossas células. Sem ela, a glicose não é capaz de entrar nas células e fica circulando no sangue, o que gera a hiperglicemia e hiperinsulinemia (insulina sobrando no sangue, que pode fazer o pâncreas parar de produzi-la, já que está sobrando) característica principal do diabetes mellitus. A resistência à insulina acontece ou porque os receptores das células não conseguem reconhecer a insulina ou porque há muita glicose disponível, levando ao desligamento desses receptores celulares.

acan

As manchas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas são mais frequentes onde você tem: pescoço, axilas e virilha. Também são frequentes nas dobras dos braços e joelhos, em torno do umbigo e abaixo da região mamária. Foto: Reprodução/godfire

Quase sempre a obesidade é a causadora desse quadro, mas existem casos em que a pessoa é magra. É comprovado que exercícios físicos deixam as células mais sensíveis à insulina, mesmo que não haja perda de peso, revertendo o quadro de resistência e descartando a possibilidade de desenvolver diabetes. O principal a se fazer é procurar um médico, fazer exames de sangue para descobrir a causa da acantose e descartar ou tratar um possível diabetes ou outra doença. E sempre fazer exercícios físicos, que comprovadamente são o remédio para a maioria das nossas doenças!

acanthosis_nigricans1

A obesidade geralmente está presente nessas doenças e a resistência à insulina também aparece junto com outras dessas doenças endócrinas. Foto: Reprodução/medsimples

 Fonte: scielo e scielo

Novidades

Topo