Como entender um exame de eletrocardiograma?

Atualmente, o eletrocardiograma é um dos exames cardíacos mais simples e mais antigos disponíveis. Mesmo assim, ainda fornece diversas informações úteis para o diagnóstico de doenças e continua sendo um exame essencial para pacientes cardíacos.  Geralmente, um papel impresso está disponível logo após o teste. Às vezes você pode ter de esperar alguns dias pelo resultado e isso pode causar uma grande curiosidade. É claro que é impossível podermos  entender e decifrar todos os pontos de um eletro, como os médicos, e aqui, damos apenas umas dicas básicas.

No momento do exame, um material pegajoso será esfregado sobre diferentes partes do seu corpo e fios serão anexados em ângulos diferentes para visualizar o seu coração. Estes irão registrar a atividade elétrica do coração; se houver movimento em direção a eles, as linhas vão subir (isto é chamado de “desvio positivo”); se a atividade está se afastando dos mesmos, as linhas irão para baixo (isto é chamado “desvio negativo”). Todos estes movimentos são registrados em um gráfico e impressos em um papel, como já dito.

ECG2
O traçado do eletrocardiograma é composto basicamente por 5 elementos: onda P, intervalo PR, complexo QRS, segmento ST e onda T.

O que são as linhas?

A tensão é medida ao longo do eixo vertical e o tempo é medido ao longo do eixo horizontal em quadrados. Existem grandes quadrados que são divididos em quadrados menores.

Os quadrados pequenos medem 1 mm de diâmetro e representam 0,04 segundos. Os quadrados grandes medem 5 mm de diâmetro e representam 0,2 segundos.

10 mm de altura é igual a 1mV de tensão.

A tensão é medida ao longo do eixo vertical e o tempo é medido ao longo do eixo horizontal em quadrados. Existem grandes quadrados que são divididos em quadrados menores.

Medindo o tempo das batidas do coração

Essa medida é conhecida como onda P, que é a linha reta entre as depressões e picos. A duração normal fica entre 0,12 a 2,0 segundos, que são 3 a 4 pequenas caixas horizontais.

Essa quantidade de tempo deve ser bem consistente através da tira inteira. Se houver uma quantidade variada de tempo (caixas) entre as batidas, pode indicar um batimento cardíaco irregular. Isso só é algo para se preocupar se seu médico diz que pode ser completamente inofensivo.

Aquela batidinha posterior é conhecida como “onda T”-ela termina o batimento cardíaco, repolarizando os ventrículos.

Essa medida é conhecida como onda P, que é a linha reta entre as depressões e picos. A duração normal fica entre 0,12 a 2,0 segundos, que são 3 a 4 pequenas caixas horizontais.

Localizando 2 picos idênticos na sua leitura do eletrocardiograma.

Conte quantas caixas grandes estão entre os picos. O topo do pico é “R”, mas o risco inteiro é conhecido como complexo de QRS (a segunda contração através dos ventrículos).

Esse padrão é chamado de ritmo sinusal normal. É o eletro básico de qualquer coração saudável. Naturalmente, existem variações normais dentro da população saudável e cada pessoa pode parecer diferente, mas ainda ser totalmente saudável. O que é bom observar é se o padrão segue o mesmo em todo exame.

Naturalmente, existem variações normais dentro da população saudável e cada pessoa pode parecer diferente, mas ainda ser totalmente saudável.

Fórmula para calcular a sua frequência cardíaca:

300 dividido pelo número de caixas entre os 2 picos. Se forem 3 quadrados, então 300/ 3 = 100 BPM. No nosso exemplo, temos 3,7 quadrados, então 300/3,7  = 81 BPM.

Agora se você contou 4 quadrados grandes entre picos, tem uma frequência cardíaca de 75 batimentos por minuto (300/4) = 75.

No nosso exemplo, temos 3,7 quadrados, então 300/3,7 = 81 BPM.

 

eletrocardiograma-maos-luvas
Geralmente, um papel impresso está disponível logo após o teste. Às vezes você pode ter de esperar alguns dias pelo resultado e isso pode causar uma grande curiosidade. É claro que é impossível podermos entender e decifrar todos os pontos de um eletro, como os médicos, e aqui, damos apenas umas dicas básicas.Foto: blogdoecg

Fonte: Wikihow