Assista: Cientistas criam casca de ovo artificial transparente para acompanhar o crescimento do embrião

Visando avanços na produção órgãos humanos artificiasi, cientistas do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Tsinghua, em Pequim, China desenvolveram uma casca de ovo artificial. O material é feito a partir de Dimetil polissiloxano (PDMS), um polímero orgânico à base de silicone. A casca de ovo criada é macia e transparente e imita o formato de um ovo natural.

O material proporcionou aos cientistas a possibilidade de ver dentro de um ovo e poder observar a ave que se desenvolve dentro, como ela cresce e se desenvolve nos primeiros estágios da vida, sem ter que submeter a casca do ovo a técnicas rudimentares de criar “janelas”, muito usadas hoje nos laboratórios.

Com a nova técnica os pesquisadores têm sido capazes de cultivar embriões de aves nessas estruturas artificiais por pouco mais de 17 dias – cerca de três dias antes da provável eclosão. Os cientistas esperam poder usar a casca de ovo artificial em aplicações práticas como coletar a plicar fluídos orgânicos e assim poder realizar diagnósticos precoces.

Pode parecer um pouco estranho a possibilidade de criar um embrião de uma ave em uma casca artificial maleável, mas os cientistas garantem que dependem destes estudos para compreender melhor os processos biológicos fundamentais, tais como o desenvolvimento dos sistemas nervosos central e periférico. Eles se dizem também “aliviados” em não ter mais que fazer buracos gigantes (janelas) na casca do ovo para ver o que acontece lá dentro.

Veja o embrião dentro da casca de ovo artificial. Muito legal!

chiken
Com a nova técnica os pesquisadores têm sido capazes de cultivar embriões de aves nessas estruturas artificiais por pouco mais de 17 dias – cerca de três dias antes da provável eclosão. Foto: rt
fases
Essa sequência de imagens mostra as fases para o estudo. Foto: rt

 Fonte: sciencealert