Animais

Técnica da clipnose desliga o seu gato. Você pode cortar as unhas e limpar as orelhas sem que ele se mexa | tem vídeo

“Eu vi este vídeo em que um gato fica bonzinho pelo simples fato de seu dono colocar um clipe na pele das suas costas. Fiquei impressionada, pois meus gatos sempre dão um ‘showzinho’ para cortar as unhas e tomar remédios. Isso funciona mesmo? Podemos fazer isso em casa?” (Gorette Aparecida)

 Oi Gorette, o que o vídeo mostra é uma técnica bastante usada por veterinários nos mundo todo, conhecida como Clipnose (ou Clipnosis), um método relativamente recente, descrito em um artigo científico em 1978. É um procedimento simples que mantém os gatos calmos para procedimentos no veterinário, para cortar as unhas ou simplesmente administrar um medicamento.


A técnica consiste em prender a pele das costas próximas ao pescoço com um clipe grande que não aperte muito. Isso fará o gato ter uma sensação de alívio e segurança. A ideia veio depois foi observado o quanto os gatos e felinos em geral  bebês ficam calmos e aceitam a manipulação de suas mães, quando são suspensos pela pele do pescoço. De fato eles ficam quietinhos e não esperneiam!

Apesar de funcionar quase sempre, ainda não se sabe exatamente qual o mecanismo fisiológico que proporciona tamanho relaxamento nos bichanos. Os cientistas acreditam que ocorra uma descarga de endorfina no organismo. Segundo o artigo de 1978, se apenas um clipe não funcionar, o ideal é usar um clipe no pescoço, e outro na base da cauda. O efeito dura cerca de 3-5 minutos, tempo suficiente para o veterinário examinar as orelhas, boca, temperatura corporal e outros sem que o gato tenha alguma reação.

Mas atenção, a clipnose é uma técnica que deve ser usada por profissionais e fazer em casa é necessário muito cautela pois pode machucar o animal. Quem tem gatinhos e ficou animado, este SITE vende clipes próprios para a clipnose e custa baratinho.

clipnosis_1_700x700-(1)

A ideia veio depois foi observado o quanto os gatos e felinos em geral bebês ficam calmos e aceitam a manipulação de suas mães, quando são suspensos pela pele do pescoço. Foto: brasmed

 Fonte: vetocourtiade

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo