Por que não entra água nos olhos dos peixes?

Certamente você já deve ter se perguntado como que não entra água nos olhos dos peixes. Caso não tenha feito essa pergunta, aposto que alguma criança já fez e você não sabia o que responder. Mas agora saberá!

Pelo fato dos peixes viverem em ambiente aquático, é sensato pensar que a água entra em seus olhos e realmente isso ocorre. A água entra, mas não chega atrás do globo ocular, pois os peixes  não possuem pálpebras, portanto, não piscam e não fecham os olhos, nunca! Mas como toda regra há uma exceção, o tubarão é a nossa exceção. Estes animais possuem uma estrutura com função semelhante a das pálpebras, denominada nictante.

E os peixes não sentem dor ou incômodo quando a água bate em seus olhos? A resposta é não. Os olhos dos peixes são adaptados e isso os permitemviver no ambiente aquático sem se prejudicar ou sentir incômodo. Uma analogia bem simples, seria que as pessoas não se incomodam com o contato do ar com seus olhos. Lembra que somente os mais adaptados sobrevivem?

Os peixes possuem a estrutura do globo ocular semelhante à dos seres humanos, com exceção do cristalino –  parte de trás da íris que focaliza a luz sobre a retina. Por eles viveram em ambiente aquático e com menos luz, seu cristalino é grosso com formato de bola de gude. Já nos seres humanos, o cristalino é plano e fino, uma adaptação ao ambiente. Por causa disso, quando nós estamos embaixo d’água, o nossa visão fica turva, pois não estamos adaptados à esse ambiente e por isso funciona melhor no ar.

18loubqbk2i8ujpg
Os peixes possuem uma estrutura com função semelhante a das pálpebras, denominada nictante. Foto: Wikipedia

Além desses aparatos, os peixes possuem músculos especiais ao redor dos olhos, que os permitem manter suas retinas aquecidas na água fria. Além de ajudar a ver melhor as presas que se movem rapidamente na água.

fish-143748_640
Por viveram em ambiente aquático e com menos luz, o cristalino dos pexies é grosso com formato de bola de gude. Já nos seres humanos, o cristalino é plano e fino, uma adaptação ao ambiente. Foto: danielalon

Fonte: animalplanet

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex