Curiosidades

O ar que respiramos pode ter surgido a partir de erupções vulcânicas

A Atmosfera da Terra – rica em nitrogênio – tornou possível a existência dos seres vivos, mas a origem do ar que respiramos ainda permanecia um mistério. A única coisa que os cientistas tinham certeza, era que a vida vegetal foi responsável pelo acúmulo de oxigênio, ocupando 1/5 da atmosfera da Terra. Já o teor de nitrogênio – que responde por 80% – ainda era visto como uma incógnita.

Agora, os cientistas dos EUA acreditam ter encontrado a resposta: as placas tectônicas foram responsáveis pela criação de montanhas e vulcões, e por consequência, também fez a atmosfera habitável. Acredita-se que esse processo de criação do nitrogênio começou há três bilhões de anos.

O estudo explica que quando uma massa de terra é empurrada ou puxada para baixo da crosta continental, ela libera elementos voláteis. Por isso, quando um vulcão entra em atividade (erupção), ele expele uma grande quantidade de azoto, enxofre, vapor, dióxido de carbono e nitrogênio que fica fixo nas rochas ou é lançado para atmosfera em forma de gás. No caso especifico do nitrogênio, ele tende a formar íons de amônio, que são muitas vezes incorporadas em minerais de silicato – minerais constituintes das rochas que compõem 90% da crosta terrestre. Os minerais de silicatos reagem na presença de oxigênio ou compostos contendo oxigênio. Quando isso acontece, as moléculas de amônio decompõem-se em água e nitrogênio. Uma vez formados, eles são liberados pelos respiradouros vulcânicos.

Os pesquisadores acreditam que isso poderia explicar o porquê da atmosfera da Terra ser muito diferente de Marte e Vênus. Estes, não possuem placas tectônicas e por isso a atmosfera é tão pobre em nitrogênio, por isso não ouve uma evolução da vida vegetal e animal nesses dois planetas. O estudo também reforça a teoria de que as placas tectônicas já eram ativas na Terra antes mesmo do nitrogênio começar a ser liberado na nossa atmosfera.

Eyjafjallajokull

As placas tectônicas foram responsáveis pela criação de montanhas e vulcões, e por consequência, também fez a atmosfera habitável. Acredita-se que esse processo de criação do nitrogênio começou há três bilhões de anos. Foto: lejdd

Fonte: dailymail

Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex

 

Novidades

Topo