Muito fácil: Aprenda como fazer grafite de musgo!

O grafitti (grafite) pode ser definido como uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um substrato não previsto para esta finalidade. Por muito tempo foi ignorado, tratado como vandalismo, mas hoje, felizmente já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana.

O problema é que embora a arte seja visualmente sensacional, muitos ambientalistas garantem que este meio de expressão artística causa um efeito negativo pelo uso de aerossóis que contribuem para a quebra da camada de ozônio.

Então, artistas contemporâneos desenvolveram uma técnica de grafitagem que resulta em uma textura macia, ecologicamente correta e linda: o grafite de musgo! A “pintura” só precisa de uma manutenção de água seguindo o traço, fora isso a natureza dá seu jeito.

3627167
artistas contemporâneos desenvolveram uma técnica de grafitagem que resulta em uma textura macia, ecologicamente correta e linda: o grafite de musgo! A “pintura” só precisa de uma manutenção de água seguindo o traço, fora isso a natureza dá seu jeito.

 

A receita é a seguinte:

  • 3 xícaras de musgo limpo coletado recentemente com 700 ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de gel enraizador (vende em lojas de flores e plantas)
  • ½ copo de soro de leite coalhado

Outra receita:

  • 3 xícaras de musgo limpo coletado recentemente
  • 2 copos de iogurte natural
  • 2 xícaras de cerveja
  • ½ colher de açúcar
  • 1 colher de xarope de glicose (ou de milho)
moss2__605
3 xícaras de musgo limpo coletado recentemente. Foto: Reprodução/ wikihow
Capturar
Iogurte, açúcar, cerveja, xarope de milho. Bata tudo! Foto: wikihow

Serve para as duas receitas:  Bata tudo no liquidificar, em potência mínima, por 3 minutos. A mistura deve ficar com consistência de gelatinosa. Transfira para outro recipiente e “desenhe” usando um pincel embebido na mistura. Os melhores locais para este grafite são superfícies de madeira ou muros antigos ou sem onde não bata sol forte o tempo todo. Todos os dias, jogue água com um spray sobre a pintura para umedecer a mistura usada como “tinta”. Veja as imagens abaixo!

moss7__605
Bata tudo no liquidificar, em potência mínima, por 3 minutos. A mistura deve ficar com consistência de gelatinosa. Foto: Reprodução/wikihow
images
Transfira para outro recipiente e “desenhe” usando um pincel embebido na mistura. Os melhores locais para este grafite são superfícies de madeira ou muros antigos ou sem onde não bata sol forte o tempo todo. Foto: Reprodução/ boredpanda
green
Todos os dias, jogue água com um spray sobre a pintura para umedecer a mistura usada como “tinta”. Foto: Reprodução/boredpanda