Nossos olhos realmente mudam de cor de acordo com o humor?

26283
É verdade que alteração de humor pode realmente mudar a cor dos olhos

“Vocês sabem me dizer por que os olhos às vezes mudam de cor? É verdade que a alteração de humor pode mudar a cor dos olhos? Tem fundamento?” (Hillary Cristy)

Hillary, a resposta é sim. O olhos podem variar da tonalidade da cor de acordo com  nosso humor ou por causas naturais como a idade avançada ou doenças (albinismo, por exemplo). Tais alterações podem ser permanentes, mas existem aquelas alterações que são temporárias e ocorrem vinculadas por nossas emoções.

As cores da íris dos olhos só aparecem devido a presença de um pigmento chamado melanina. Caso não o tivesse, nossa íris seria esbranquiçada, enquanto o excesso resulta em uma íris variando entre o castanho-escuro e o preto. E muita gente não sabe, mas nós temos a cor dos olhos únicas, assim como as suas digitais.  Isso ocorre devido à combinação de diversos genes – poligênicos- específicos de nossos pais.

♥ Entenda como funciona a genética da cor dos olhos.

No caso das Alterações Temporárias, especialistas afirmam que os olhos podem parecer sofrer alterações momentâneas, mas que isso não passa de uma ilusão. As pessoas percebem as cores com base na luz que vem dos objetos, por exemplo, a luz vermelha de um casaco vermelho, será refletida nos olhos. Naquelas pessoas com olhos negros ou castanhos, a cor refletida dificilmente será observada.

Mas no caso de pessoas de olhos claros, como o azul, por exemplo, a luz que chega à íris cria a ilusão de mudança de cor, o que não acontece realmente. Também o uso de maquiagem de cores vibrantes, ajudam em uma mudança sutil da tonalidade, assim como acontece ao mudarmos a cor do cabelo. Mas situações que desencadeia diferentes emoções, como a raiva, a mudança de cor parece acontecer com a dilatação e contração da pupila, fazendo com que entre muita ou pouca luz. No caso de entrada de muita luz (pupila contraída), cria a falsa sensação de mudança de cor, sendo o mesmo princípio das cores refletidas pelos objetos.

Mas com as Alterações Permanentes, a cor de nossos olhos ficam ligeiramente alteradas com o tempo devido ao avanço da idade, tornando-o mais claro conforme envelhecemos. No entanto, mudanças brusca na cor dos olhos podem acontecer na presença de alguma doença.

As mudanças drásticas na cor dos olhos são sintomas de múltiplas doenças e infecções oculares, e podem ser perigosas, levando à cegueira. As doenças mais comuns que causam mudanças na cor dos olhos são síndrome de Horner, algumas formas de glaucoma e a doença de Fuch. Qualquer alteração brusca da cor dos olhos, sem motivo aparente, o ideal é procurar um médico.

Fonte: ehow e portaldaretina
Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex