Cérebro humano recheado de parasitas? Cuidado com o que você lê!

Recentemente recebi de algumas pessoas esta imagem pedindo que ajudasse a compartilhar a informação. Como qualquer pessoa, fiquei extremamente impressionada. A imagem estava acompanhada do seguinte texto:

“Para quem acha que carne de porco não faz mal, que é muito boa, vejam aí. É mais frequente este problema do que muitos pensam. Olha o que os vermes da CARNE DE PORCO podem fazer no cérebro humano… Isso não é caso raro, é mais comum do que você possa imaginar. Não acredite na balela de que os porcos de hoje são limpos e de que cozinhando bastante não se tem risco. MENTIRA. Esses vermes são naturais nos porcos, independente de sua criação e alimentação, e os ovos dos vermes conseguem sobreviver a altíssimas temperaturas, protegidos pela gordura do animal. A cisticercose é causada pela ingestão acidental dos ovos da Taenia solium: platelminto que tem como hospedeiros intermediários os suínos. Assim, ao se ingerir os ovos da T. solium, este parasita se encaminha do trato digestório à corrente sanguínea, e se aloja em órgãos como cérebro, olhos, coluna ou músculos.“

Sim, a cisticercose existe. E é realmente uma doença grave e pode ser transmitida pela carne de porco. Mas, o cisticerco não é “O verme” e sim uma espécie de forma larval protegida por uma capsula. Os cisticercos apresentam-se semelhantes a pérolas esbranquiçadas, normalmente do tamanho de uma ervilha. Para ter o verme adulto no corpo, precisamos ingerir o cisticerco e então o verme crescerá no nosso intestino. Para ter cisticercose, precisamos ingerir os ovos (que seria, no ciclo normal, a fase em que o porco seria o hospedeiro). Nestes casos, sim, podemos ter o cérebro infestado por cisticercos.

2235953729_87e54aa9ce
A descrição da foto, diz que este é um cérebro humano infestador por vermes Taenia sollium. Foto: Reprodução/ oliverk

Bem, mas o grande problema é a foto. Três coisas chamam a atenção:

 Vermes adultos dentro do cérebro. De forma alguma, uma Taenia irá infestar nosso cérebro na forma adulta, sempre que tivermos a cisticercose no cérebro os vermes estarão na forma de cisticercos e nunca de vermes adultos.

Vermes em formato cilíndrico. A Taenia é um platelminto, isso significa que são vermes achatados (parecem com macarrão talharim) e nunca terão a forma destes vermes da foto.

Vários vermes adultos. A Taenia, é também conhecida como solitária. Recebeu este nome porque na maioria das vezes encontramos apenas um verme no intestino delgado, pois são parasitas altamente competitivos, ele cresce até 4 metros de comprimento e é raro encontrarmos mais que um no organismo.

Mas que imagem é essa? Isso é um cérebro de um golfinho que foi vítima de uma parasitose letal da espécie, em que vermes nematelmintos invadem o tecido cerebral levando a morte. Esta peça está exposta no Parasitological Museum Meguro (Museu dos parasitas) em Tóquio, no Japão.

Assim, a cisticercose é uma doença real e muito perigosa, mas nesta imagem, não temos um cérebro humano infestado por vermes!

neuinfl32+
Nesta imagem temos um cérebro humano infestado por cisticercos. Observe que não existem vermes adultos! Foto: Reprodução/anatpat