Sua saúde

Atenção: duas latas de refrigerantes por dia pode diminuir sua expectativa de vida em 4,6 anos

Que o cigarro traz muitos malefícios para nossa saúde, isso não é mais nenhuma novidade. Segundo estudos, a cada cigarro fumado, o fumante perde aproximadamente 11 minutos de sua expectativa de vida. Confira a matéria sobre o assunto AQUI.

Mas o refrigerante não fica muito atrás em relação a malefícios quando comparado ao cigarro. Segundo estudos, por serem bebidas ricas em açúcares, além de engordar e ajudarem no surgimento das celulites, elas aceleram o processo de envelhecimento das nossas células.  A pesquisa apontou que pessoas que consumiam o equivalente a duas latas de refrigerantes por dia à base de cola (Coca-cola®, Pepsi® e outros), tiveram alterações em seu DNA, fazendo com que apresentassem um envelhecimento extra de aproximadamente 4,6 anos.


Para chegarem a esta conclusão, foram analisadas milhares de amostras de DNA de pessoas que tomavam refrigerantes de cola regularmente e verificaram que elas possuíam os telômeros mais curtos. Telômeros são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomos. A medida que a célula se divide, os telômeros são ligeiramente encurtados.  Como eles não se regeneram, os pesquisadores utilizaram essa estrutura pois são indicadores de saúde e expectativa de vida. A medida que os telômeros diminuem, há possibilidade do DNA se danificar, aumentando as chances de doenças relacionados à idade, como Alzheimer, diabetes e doenças cardíacas. Além desses problemas, o excesso dessa bebida é tão prejudicial aos dentes quanto crack e cocaína.

Aos que recorrem às versões light e zero, segundo outro estudo, ainda que esses nomes soem menos agressivos, eles são tão prejudiciais à saúde quanto as versões originais. Apesar do teor de açúcar ser reduzido – no caso do light – e eliminado – no caso do zero – eles contam com uma quantidade de sódio muito maior em sua composição, colaborando para a retenção de líquido e aumento da pressão arterial.

Uma dica fundamental seria beber diariamente muita água natural e sucos de frutas e folhas. Mas se depois de tudo isso, você ainda insiste em beber refrigerante, a dica é consumir um copo de aproximadamente 100mL, sem esquecer de beber água pura logo depois.

Fonte: poro,  corpo e wikdia Este texto é de autoria do Biólogo Paulo Alex

⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Novidades

Topo