Atenção!! 10 hábitos do nosso dia a dia que você pode estar tendo e que estão te engordando!

Todo mundo já ouviu falar: Fazer seis refeições por dia, evitar os doces, preferindo as frutas e verduras são os conselhos de todo nutricionista para quem quer emagrecer. Na teoria tudo bem, mas na prática a maioria das pessoas não conseguem seguir à risca. Na vida prática, temos vários defeitos que além de engordarem e atrapalharem na dieta, ainda prejudicam a saúde. Selecionamos dez hábitos que certamente muitos de nós temos.

1. Exagerar no álcool e trocar alimentação por álcool:

Todas as bebidas alcoólicas se compõem de álcool etílico que, metabolizado pelo organismo, transforma-se em hidratos de carbono, produzindo 7 quilocalorias por grama. O que difere uma bebida de outra são os seus teores alcoólicas: de acordo com estes, varia o número de calorias.

2. Exagerar nas barras de cereal ou granola:

Se for consumida em excesso, qualquer barra de cereal engorda, pois contém açúcar e muitas contêm chocolate e bastante calorias. Mas a função de uma barrinha de cereal é ser parte das refeições do dia, auxiliar no controle de apetite e em dietas. Se forem consumidas de forma moderada, estarão desempenhando o seu papel, e não trarão problemas à saúde, como ganho de peso. Mesmo as barrinhas light são ricas em carboidratos e podem engordar.

3. Não tomar café da manhã:

Algumas pessoas não têm tempo para tomar o café da manhã, outras, simplesmente não têm fome. Depois de um jejum de, no mínimo, seis horas, o corpo precisa de energia para seguir suas atividades. Prolongar o jejum fará com que o corpo absorva muito mais as calorias dos alimentos ingeridos na próxima refeição. Não saltar refeições, mantém nosso metabolismo balanceado.

barrinha-de-ceral-alimentacao-academia-malhar-650x350
Se for consumida em excesso, qualquer barra de cereal engorda, pois contém açúcar e muitas contêm chocolate e bastante calorias. Foto: longevidade

4. Não mastigar bem:

É comum na correria do dia a dia a gente “engolir” a comida sem mastigar direito. Isso é um erro! Não mastigar os alimentos leva a um processo de má digestão e ainda a um maior consumo de calorias, já que a sensação de saciedade leva de 15 a 20 minutos para acontecer. O ideal é mastigar de 20 a 30 vezes o alimento ou até que ele fique sem grandes pedaços sólidos.

5. Substituir as refeições por “shakes”:

Várias dietas com shake prometem a sensação de saciedade de forma rápida e pouco calórica, mas os especialistas não incentivam o hábito. O shake é um produto processado, e por mais que o rótulo induza aos componentes naturais, não pode ser considerada como tal. Tomar shake ainda pode levar a um período menor de saciedade e inclusive à deficiência de algum nutriente, como vitaminas e minerais. Além disso, mais cedo ou mais tarde vai se tornar enjoativo e não é um comportamento que faz parte da reeducação alimentar o que vai resultar em ganho de peso no final das contas.

6. Fazer “mistureba” no prato:

Todo mundo já exagerou na hora da fome no restaurante por quilo. Observe os pratos das pessoas nestes restaurantes: arroz, macarrão, comida japonesa, feijoada, batata frita, batata soté e muitas outras combinações. Um erro! O ideal é consumir um grupo de alimentos a cada refeição. A mistura de grupos acaba deixando o prato mais calórico e engorda!

7. Substituir alimentação por álcool:

É muito comum que nos finais de semana, as pessoas abusarem do álcool e até esquecem de comer. Além disso, esquecem de contar as calorias ingeridas com a bebedeira. Um pequeno chopp de 300 ml, em média, tem 120 calorias. “Se uma pessoa tomar 10 chopes em uma noite, vai ingerir 1200 calorias. No organismo, o álcool se transformar em gordura e aumenta o triglicérides.

platter
Observe os pratos das pessoas nestes restaurantes: arroz, macarrão, comida japonesa, feijoada, batata frita, batata soté e muitas outras combinações. Um erro! Foto: excorde

8. Ir para a academia sem comer antes:

Errado! Malhar sem nada no estômago não é uma boa ideia, pois compromete a performance e acaba fazendo com que a pessoa queime massa magra. O recomendado é que antes do treino, seja consumida alguma fonte de carboidrato, que pode ser uma fruta, granola sem açúcar, iogurte ou até mesmo pão.

9. Tomar chás laxativos e diuréticos em excesso:

Muita gente acha que tomar tais chás ajudam a emagrecer, mas na verdade está fazendo um esforço em vão. A perda de peso não faz sentido, porque isso faz com perca líquido e não gordura. Além disso, como tempo, o corpo vai se adaptar e aquilo que fazia efeito já não faz mais.

10. Usar o micro-ondas para esquentar tudo:

Mais uma vez a correria do dia-a-dia acaba comprometendo a saúde e a dieta. Esquentar leite, pizza, comida, sopa, pão com queijo e outros no micro-ondas é uma má ideia. O aparelho pode levar à perda de nutrientes. O ideal é esquentar na panela, sempre que possível, e usar o micro-ondas mais como emergência.

mulher-tomando-cha-saude
Muita gente acha que tomar tais chás ajudam a emagrecer, mas na verdade está fazendo um esforço em vão. Foto: chabeneficios
Fonte: terra