Curiosidades

Você sabe o que é isso?

Isso são “fulguritos”, que significa “raio” no latin (fulgur). São conhecidos popularmente como “pedra de raio”. Tratam-se de formações arenosas que foram submetidas a descargas elétricas de origem atmosférica, ou seja, são modificações na areia feita por raios. Como são estruturas feitas a partir da fusão da sílica presente na areia são vitrificadas, isso mesmo: os fulguritos são de vidro.

No geral, são longos com forma cilíndrica ou tubular e normalmente são ocos. Acontecem basicamente quando um raio com a temperatura de pelo menos 1.800°C, derrete instantaneamente a sílica em uma superfície condutiva e gruda os grãos entre si. Por dentro, um fulgurito é vítreo e por fora tem aparência áspera por causa dos grãos de areia semifundidos grudados nele. A cor depende a coloração da areia atingida.


Os fulguritos podem medir centímetros até metros de comprimento e possuem a exata forma do raio ao atingir o solo e por ele se espalhar, alguns podem apresentar também ramificações laterais. Estas estruturas quando formadas ficam totalmente enterradas, mas as movimentações naturais da areia podem expor os frágeis tubos de vidro, o que facilita serem visualizados e desenterrados.

Os fulguritos também podem se formar quando cabos de alta tensão, por algum acidente, liberam descargas elétricas em uma superfície de areia solta.

La-Fulgurite-pierre-de-foudre4

São conhecidos popularmente como “pedra de raio”.

0

Tratam-se de formações arenosas que foram submetidas a descargas elétricas de origem atmosférica, ou seja, são modificações na areia feita por raios.

100612_Fulgurite_612_take_2_J_-1_grande

Estruturas ocas!

Fulgurites_4x

Por dentro, ele é de vidro!

tx114b

Como são estruturas feitas a partir da fusão da sílica presente na areia são vitrificadas, isso mesmo: os fulguritos são de vidro.

Fonte: Wikipedia

 

 


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Novidades

Topo