Urina turva: Veja algumas razões para turbidez e muco no seu xixi

Urina turva, é sinal de infecção? O que pode ser?

A urina turva, normalmente, não é razão para muita preocupação. Uma urina pode ser límpida (sem matéria sólida em suspensão, ou com muito pouca), ligeiramente turva (com quantidade mediana de matéria sólida em suspensão) ou urina turva (com muita matéria sólida em suspensão). Quando o xixi se apresenta turvo, a maioria das pessoas já pensa logo é sinal de infecção. Mas, o que pode ser?

O que realmente preocupa, no caso de urina turva é o que está causando a nebulosidade. Para isso, existe o exame de urina chamado EAS (Elementos Anormais e Sedimento) onde na parte física do exame, são observadas as características físicas da urina, como o cheiro, cor, turbidez entre outros. Assim, quando uma urina apresenta-se turva, os laboratoristas sabem que somente uma análise de sedimento avaliará o motivo da turbidez.

O que muito preocupa as pessoas é a menção da presença de muco na urina. O muco é uma proteína na urina. Decerto, uma proteína fibrilar produzida pelo epitélio tubular renal e pelo epitélio vaginal. Não é considerado clinicamente significativo. Mas, o aumento da quantidade de filamentos de muco na urina costuma ser associado à contaminação vaginal.

O que pode ser urina turva

Desidratação

Beber pouca água pode afetar diretamente o exame físico da nosso xixi. Uma das alterações é exatamente o aspecto turvo, embaçado, nebuloso o que pode ser um sinal de que o organismo não está hidratado adequadamente. A urina fica concentrada, com cheiro forte e turva. Ao mesmo tempo pode apresentar também urina escura.

Infecção de urina

A turbidez e presença de muco na urina, podem ser sintomas de infecção urinária. Ou seja, podem estar associados a uma ITU (infecção do trato urinário). O muco se forma a partir da camada interna do trato urinário e funciona como uma proteção e se ele está em grande quantidade, pode significar que uma infecção está em desenvolvimento. A turbidez também pode ser consequência da presença de piócitos (leucócitos na urina), o que será necessários um exame de sedimento para comprovar.  Assim, quando o médico está diante de um resultado de exame de urina de aspecto turvo juntando a uma história clínica de desconforto abdominal, sensação de dor ao fazer xixi, febre e náuseas, ele pode estar diante de uma ITU (Infecção do Trato Urinário).

Cálculo renal  (pedra nos rins)

Pessoas com quadro de cálculo renal, normalmente apresentam muco na urina e consequente turbidez. No entanto, uma urina turva não é um sintoma do diagnóstico de uma pedra nos rins. Primeiro, nem todos pedras nos rins vai causar urina turva, algumas pessoas com urina límpida também podem estar desenvolvendo pedra nos rins. Em segundo lugar, nem todos os casos de urina turva são causadas por uma pedra nos rins. A urina de quem está com cálculos renais geralmente tem um pouco de sangue, então é bom observar se a urina está turva e avermelhada, aí sim, existe grande chances do paciente estar com pedras no rins.

Alguns medicamentos e vitaminas

Alguns medicamentos e vitaminas que são solúveis em água são secretados pelo xixi deixando-o turvo, em alguns casos. Altas vitamina B e C, decerto, também causam urina turva. Além disso, pessoas que tomam leite em demasia também podem apresentar muco na urina e consequente nebulosidade.

Gravidez

Durante a gestação a mulher poderá liberar certos nutrientes e minerais. Isso, decerto, faz com que os exames sempre confirmem muco e turbidez na urina. Isso é normal, mas somente o exame de sedimento confirmará se não é um caso patológico

Conclusão

Um xixi normal é geralmente transparente, porém pode apresentar certa opacidade causada por cristais na urina. Assim, a precipitação de uratos amorfos, cristais de oxalato de cálcio, ácido úrico, fosfatos amorfos e carbonatos causam turbidez. Da mesma forma, diversos elementos podem causar a turvação da urina tais como células epiteliais escamosas e muco, principalmente no xixi de mulheres; bactérias, leucócitos, hemácias, cilindros, sêmen, linfa, matéria fecal, levedura e, ainda, contaminantes externos (talco, cremes vaginais e material de contraste radiológico). Ao mesmo tempo, a lipidúria (piócitos na urina) pode tornar a urina turva, inclusive com aspecto leitoso.

Urina turva, é sinal de infecção? O que pode ser?
Uma urina normal é geralmente transparente, porém pode apresentar certa opacidade. Isso, a saber, pode ser causado pela precipitação de cristais na urina. Assim, podemos citar os uratos amorfos, cristais de oxalato de cálcio, ácido úrico, fosfatos amorfos e carbonatos. Foto: Reprodução/biomedicinapadrao

Em absolutamente TODOS os casos em que o médico pede um EAS (exame de urina), ele é quem deve interpretar os resultados. Aqui só esclarecemos o básico e isso não substitui uma consulta médica em hipótese alguma.