Curiosidades

Só para os fortes: vídeo mostra uma cirurgia no cérebro (Craniotomia Descompressiva)



O procedimento cirúrgico mostrado no vídeo salvou a vida de uma idosa de 83 anos. Os relatos do vídeo dizem que ela ficou em coma depois de sofrer uma queda em que bateu a cabeça. O acidente não provocou um traumatismo craniano, ou seja, nenhum osso do crânio foi fraturado, mas um pequeno vaso sanguíneo foi lesionado e passou a vazar sangue causando uma hemorragia cerebral considerável.

Como resultado do acidente, a idosa desenvolveu um quadro grave de hemorragia subdural aguda, herniação uncal lateral e pressão intracraniana severa. O único tratamento consistia em um procedimento cirúrgico em que a pressão intracraniana seria aliviada e o sangramento cauterizado.


O procedimento é conhecido como “Craniotomia Descompressiva”. Como pode ser visto no vídeo a cabeça foi raspada, e uma incisão foi feita na pele da cabeça abrindo um “tampo” e em seguida o crânio foi aberto (normalmente é com uma de broca e fio de Gigle, mas não aparece este trecho no vídeo). Assim que o crânio é aberto a dura-máter (uma das membranas que protegem o cérebro) é revelada e depois cortada delicadamente com uma tesoura. Imediatamente o sangue coagulado referente a hemorragia cerebral é exposto e é retirado com soro e pinça. Depois é possível ver o pequeno vaso sanguíneo que provocou o estrago e ele é delicadamente cauterizado.

Esta cirurgia durou 3 horas e apesar de ter sido considerada um sucesso, diante da gravidade e da idade avançada, a paciente ficou com o lado esquerdo do corpo paralisado como sequela.

O procedimento é conhecido como “Craniotomia Descompressiva”. Foto: Reprodução/youtube

Fonte: Megacurioso

Novidades

Topo