É verdade que o pum silencioso é mais fedido?

Todo mundo diz que os gases que saem em silêncio são os piores, mas será que isso é verdade? Eu já percebi isso. Tem fundo de verdade? (Thiago Fattori)

Bem, talvez você se surpreenda ao saber que grande parte dos gases que liberamos são resultado de ar que engolimos enquanto falamos, mascamos chiclete, bebemos ou comemos. Depois que entra, ele tem que sair por algum lugar! Grande parte deste ar engolido sai durante a eructação (arroto), mas a outra parte desce pelo nosso sistema digestório e eventualmente chega até o seu fim. Os gases que liberamos por baixo são compostos principalmente de nitrogênio, hidrogênio e gás carbônico que não tem cheiro. O que explica o fato de alguns “puns” serem barulhentos, mas com pouco ou sem nenhum cheiro.

Após o alimento ingerido viajar por 25 metros do intestino delgado, as porções de comida não digeridas chegam até o intestino grosso e seguem seu caminho até o cólon onde milhões de bactérias fazem a festa provocando a fermentação destas porções e é neste momento que as coisas fedem! Apesar de as bactérias liberarem vitaminas que são importantes, elas também liberam substâncias químicas que contém enxofre, o grande responsável pelo cheiro ruim do “pum”. Junto com o enxofre, uma dieta rica em ovos, carne e brócolis ajuda seu corpo a produzir odores piores. Quanto mais tempo o alimento ficam no intestino, mas ele fermentará e mais fedido o “pum” será. Isso explica o fato de quando ficamos muito tempo sem fazer o “número 2”, o pum fica mais fedido!

Inacreditavelmente, os gases fedidos da maioria dos “puns” corresponde apenas a 1%, de todo gás que sai por baixo. O que faz o “pum” ser mais ou menos fedido é a quantidade de gases inodoros produzidos. Se liberarmos muitos destes gases, a parte fedida sai mais “diluída” e portanto, fede menos. Agora, os “puns” mais fedidos, possuem pouca quantidade de gases inodoros. Ou seja, o volume é menor, e, portanto, sai sem emitir nenhum som. Silencioso, mas fedorento pra caramba! Os “puns” altos também podem vir com cheiro mortal, mas sem dúvida aqueles sem som, são na maioria das vezes mais fedidos. Tudo vai depender da concentração de enxofre presente na mistura.

farting
Nossos “puns” barulhentos, tem grande quantidade de gases inodoros e portanto, fedem menos. Por outro lado, os “puns” silenciosos são fatalmente mais concentrados de enxofre e assim, fedem muito mais. Foto: Reprodução/healthambition

Fonte: AsapSCIENCE