Curiosidades

De repente os cabelos das pessoas de uma cidade sueca começaram a ficar verdes!





De repente o cabelo de algumas pessoas de uma cidade no extremo sul da Suécia (Anderslov) começou a ficar verde. Isso mesmo! Pessoas, sempre com seus cabelos em tons aloirados pastel, perceberam que o cabelo estava tomando o tom esverdeado. Logo começaram a culpar a água potável, provavelmente estaria contaminada com alguma substância química que estaria deixando as cabeleiras verdes.

Amostras da água que abastecia as casas das pessoas de cabelo verde foram coletadas, com suspeitas de que a água estivesse com um teor de cobre muito além do permitido. Sabe-se que canos de cobre podem liberar a substância na água e o resultado seria mesmo cabelo esverdeado. Mas, para surpresa de todos, os teores de cobre estavam completamente normais em todas as residências.  Depois de muitas tentativas de resolver o mistério, o químico Johan Pettersson observou que todas essas pessoas estavam vivendo em casas novas, onde a tubulação de cobre era nova e durante a noite quando a água ficava parada no cano, os aquecedores aqueciam os canos e aquela água parada saía pelas torneiras e chuveiros com uma alta concentração de cobre aquecido, então a primeira ducha trazia água verde. Eureca! O calor necessário para aquecer a água, de alguma forma acelera o processo de lixiviação do cobre presente nos canos.


Os pesquisadores que demoraram para descobrir o problema, garantiram que essa concentração de cobre não poderia ser prejudicial, embora deixasse os cabelos esverdeados. Os cabelos das mulheres e adolescentes sempre era mais verdes, e obviamente por tomarem mais banho que os homens adultos. A solução foi: Mude-se, faça a troca da tubulação, deixar a água correr por alguns minutos antes de lavar os cabelos ou simplesmente se acostumar com as madeixas verdes até que os canos “se acostumem”.

Com essa pesquisa, Johan Pettersson ganhou o prêmio IgNobel de química no ano de 2012 e é considerado um herói na pequena cidade de Anderslov.

Photo-Aug-21,-1-47-42-PM_thumb

Pessoas, sempre com seus cabelos em tons aloirados pastel, perceberam que o cabelo estava tomando o tom esverdeado. Foto: Reprodução/ggpht

595e8f5cbd2ba3b3ed285234e8999f40

O calor necessário para aquecer a água, de alguma forma acelera o processo de lixiviação do cobre presente nos canos. Foto: Reprodução/

 

 Fonte: improbable e thelocal

 

Novidades

Topo