Nosso cérebro não descansa nunca! Saiba como é atividade cerebral enquanto estamos dormindo

Como funciona o cérebro enquanto estamos dormindo

Um dos mistérios mais intrigantes da ciência é: como nosso cérebro funciona quando dormimos, ele “desliga” ou continua realizando suas funções? Por que algumas pessoas fazem as coisas dormindo? Como funciona nosso cérebro durante o sono?

Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Sono, o sono é um processo que envolve múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central, é um estado de repouso onde há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária, que acontece tanto no ser humano como em animais.

Algumas pessoas podem apresentar manifestações ou inquietações durante o sono que se for muito perturbador para a família ou para a própria pessoa, deve-se passar por uma avaliação médica especializada e só em último recurso poderá ser administrado algum tipo de medicação.

Há estudos que dizem que nosso cérebro é capaz de identificar palavras até enquanto dormimos. Pesquisadores gravaram o eletroencefalograma de voluntários enquanto eles classificavam algumas palavras. Quando as respostas se tornaram automáticas eles foram levados a uma sala onde permaneceram até dormirem. Em seguida, analisando a atividade cerebral, eles continuaram respondendo de forma correta, com isso, acredita-se que qualquer tarefa feita “em modo automático” pode ser mantida durante o sono, porém o efeito negativo é claro, a qualidade do sono do indivíduo é afetado.

Você anda dormindo mal? Aproveite essas 5 dicas para ter um sono revigorante a partir de agora!

Essa descoberta sugere que algumas partes do nosso cérebro se comportam de maneira igual, quando estamos dormindo ou acordado, por exemplo, quando uma pessoa começa a realizar uma atividade simples antes de dormir, o cérebro continua a fazer mesmo durante o sono. Ao invés de se “desligar” enquanto dormimos, partes do nosso cérebro podem processar o que acontece ao nosso redor, isso explica como “acordamos” ao ouvir nosso nome, ou quando “ignoramos” outros ruídos até mais altos, porém irrelevantes para nós.




Faxina durante o sono

Sabe-se ainda que o sono também é importante para a fixação da memória e do aprendizado. Um estudo demonstrou que o cérebro faz uma “faxina” das toxinas deixadas para trás durante o sono. Isso quer dizer que, quando se “pensa bastante”, essa limpeza seria uma das razões para sentirmos sono.

Por que quando estamos começando a pegar no sono, temos a sensação de estarmos caindo?

Este estudo demonstrou que células do cérebro, as neuroglias encolhem durante o sono . Com isso, aumentam o espaço no tecido cerebral, permitindo o bombeamento de mais fluídos e limpeza de toxinas. Acredita-se que esta é uma função vital e que só ocorre durante o sono. Os pesquisadores continuarão investigando e tentarão comprovar ou associar o surgimento de doenças que levam à perda de células cerebrais. Doenças como Parkinson e Alzheimer, surgem com a disseminação de proteínas danificadas no cérebro. Esse mecanismo de limpeza pode ser a chave para a cura dessas doenças.

Sabemos que tanto nosso cérebro quanto nosso corpo sofrem desgaste com o tempo, mas não se sabia como ocorriam as mudanças no cérebro… Se sono e memória eram sinais diferentes do envelhecimento ou se entre eles haveria uma conexão. Foi então que a Nature Neurosciense publicou um estudo onde comprovou que ter uma boa noite de sono pode reduzir a deterioração da nossa memória. As mudanças que acontecem no cérebro com a idade prejudicam a qualidade do sono profundo, e por sua vez há a diminuição da capacidade do cérebro de aprender e armazenar memória.

vejabbcabmsono
Texto de Thailine Costa – Bióloga