Antibióticos realmente tiram o efeito dos anticoncepcionais?

“Estou tomando anticoncepcional e antibiótico ao mesmo tempo. Me disseram que o antibiótico tira o efeito contraceptivo do anticoncepcional, é verdade? (Anna Júlia Figueiredo)

Anna, em 1960, foi lançada no mercado a primeira pílula anticoncepcional do mercado. A pílula, que se chamava Enovid-R foi extremamente importante, e caracterizou como um marco para a Revolução Sexual, pois representava a total independência da mulher, que assim se tornavam donas de seu corpo e podiam escolher com total liberdade quando queriam engravidar. Apesar da grande novidade, as primeiras pílulas possuíam altas doses de estrogênio, e com isso causavam efeito colaterais indesejáveis, como aumento de peso e distúrbios vasculares como tromboses.

Atualmente existem vários tipos de anticoncepcionais, como os injetáveis, que podem ser mensais ou trimestrais, adesivos transdérmicos, pílulas de progesterona, anel vaginal, implante subdérmico, minipílulas, DIU, SIU, e claro as pílulas orais, estas as mais utilizadas pelo mundo, tendo a maior variedade de dosagens e composições, possuindo eficácia de 99%.

Apesar das chances de falha (<1%) serem baixíssimas, ela ainda existe, e alguns fatores aumentam as causas de uma gravidez indesejada, como por exemplo o esquecimento de tomar a pílula, vômitos, diarreia e o uso juntamente de outros medicamentos que podem interferir na ação do anticoncepcional. Se tomada juntamente com antibióticos, o anticoncepcional pode não fazer efeito, tornando a mulher desprotegida contra uma gravidez não planejada. Em 1971, foi feito o primeiro estudo em relação a ação dos antibióticos em anticoncepcionais e desde então, têm sido estudados por diversos pesquisadores.

Sem-Título-3
A pílula, que se chamava Enovid-R foi extremamente importante, e caracterizou como um marco para a Revolução Sexual, pois representava a total independência da mulher, que assim se tornavam donas de seu corpo e podiam escolher com total liberdade quando queriam engravidar. Foto: Reprodução/tinyrul

Os antibióticos podem interferir no efeito contraceptivo do anticoncepcional, sim. Os hormônios da pílula são absorvidos pelo trato gastrointestinal, e assim caem na corrente sanguínea, indo parar no fígado, onde 50% do estrogênio são transformados em outros compostos sem atividade anticoncepcional. Esses compostos se misturam à bile e, portanto, são lançados novamente no trato gastrintestinal. Uma parte deles é eliminada nas fezes e a outra sofre a ação de enzimas produzidas pelas bactérias que vivem no intestino. O produto dessa reação enzimática é o estrogênio ativo, que pode então ser reabsorvido, aumentando o nível do hormônio circulante no sangue e garantindo o efeito contraceptivo. Os antibióticos (também chamados de antimicrobianos) destroem as bactérias intestinais e, consequentemente, assim não ocorrem as reações enzimáticas que liberam estrogênio ativo, e assim seu nível diminui no sangue. Essa seria uma explicação para a perda da ação dos contraceptivos orais quando ingeridos juntamente com antibióticos.

Anticonvulsivantes e antidepressivos também podem comprometer a ação dos anticoncepcionais, assim como corticoides e antifúngicos. Assim é extremamente importante consultar seu médico, e informar que você utiliza anticoncepcional, e se for necessário a utilização destes outros medicamentos que interferem na ação da pílula, previna-se com outros métodos contraceptivos, pelo menos enquanto durar o tratamento.

pilula-anticoncepcional-1

Fonte: Revista Eletrônica Estácio Saúde, MdeMulher.abril. Texto de Raquel Costa - Bióloga