Animais

A maior aranha do mundo pode comer pássaros, roedores, anfíbios e répteis [vídeo]

O nome popular dela é “aranha-golias-comedora-de-pássaros” ou simplesmente “aranha-golias” ou “tarântula-golias”, mas é cientificamente conhecida como Theraphosa blondi. Ela é considerada o maior aracnídeo do mundo, em massa corporal, superando o “escorpião imperador” (Pandinus imperator) que pode alcançar 20 centímetros de comprimento.

Devido ao seu tamanho, é uma das espécies mais desejadas por criadores de tarântulas. Estas gracinhas podem ser encontradas medindo incríveis 30 cm ou até um pouco mais. Sua agressividade também deixa criadores encantados. Ela é uma ávida caçadora e devido à sua força pode facilmente imobilizar pequenos animais (veja no vídeo). A aranha-golias possuem órgãos estriduladores que emitem um som chiado quando ameaçada. Suas cerdas abdominais possuem toxinas urticantes e sua picada, já era de se esperar, é muito dolorosa, pois suas quelíceras (apêndices que servem para apanhar as suas presas) são enormes, podendo passar de 2 cm de comprimento.


Esta espécie é endêmica do norte da Amazônia brasileira, mas também encontrada na Guiana, no Suriname e na Venezuela. Elas se alimentam normalmente de insetos maiores, como grilos, gafanhotos e baratas, mas, dependendo do seu tamanho podem facilmente capturar pequenos pássaros, roedores, lagartos, sapos e até cobras. Elas também podem apresentar comportamento canibal, comendo outras aranhas de sua espécie. Vivem em grandes tocas cavadas no solo em bosques, onde vivem a vida inteira. Ela também prefere locais úmidos e clima tropical.

35253-rl-theraphosa-blondi-0014

Devido ao seu tamanho, é uma das espécies mais desejadas por criadores de tarântulas. Foto: Reprodução/espacepourlavie

8368387496_e957af5af6_z

Monstrinho fofo! Foto: Reprodução/flickr/petrowski

Theraphosa_blondi_2_foto

Aranhas-golias podem podem medir mais que 30 centímetros. Foto: Reprodução/tarantulas

 

Fonte: Wiki

 


Novidades

Topo