Vídeo mostra um corpo humano real sendo preparado para estudo (cenas fortes)

Este vídeo mostra partes de um corpo humano real sendo preparado para o processo de plastinação. A Plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, criado pelo artista e cientista Gunther von Hagens em 1977. Este processo incide em extrair os líquidos corporais (água e gorduras) através de métodos químicos, para os substituírem por resinas elásticas de silicone e/ou rígidas.

Esta técnica proporcionou a criação da exposição de corpos humanos reais que percorreu todo o mundo, e esteve inclusive, no Brasil. Mas atualmente, esta técnica tem sido amplamente utilizada nas grandes universidades do mundo que possuem cursos de medicina, principalmente. A conservação dos corpos (que são doados previamente à morte) mantém a textura e a coloração dos tecidos o mais aproximado possível do natural e proporciona uma boa manipulação do corpo, sem necessidade de manutenção.

Apesar de ser uma técnica bastante importante para os estudantes de medicina, principalmente, a plastinação levanta problemas de carácter moral, ético, religioso e legal, pela manipulação dos corpos doados por vontade da pessoa em vida.

No curso de Biologia terei que manipular corpos humanos reais?

Muitas pessoas questionam se no curso de biologia é preciso manipular corpos reais nos laboratórios de anatomia. Bem, a resposta é que depende muito da instituição o qual você fará seu curso de Ciências Biológicas. Em algumas universidades, existem laboratórios de anatomia com corpos de seres humanos reais, bem como suas partes dissecadas. Já outras, optam por usarem modelos em tamanho reais, mas feitos em plásticos, resinas e silicone.

corpo
A Plastinação é o procedimento técnico e moderno da preservação de matéria biológica, criado pelo artista e cientista Gunther von Hagens em 1977, Este processo incide em extrair os líquidos corporais (água e gorduras) através de métodos químicos, para os substituírem por resinas elásticas de silicone e/ou rígidas. Foto: youtube
wikipedia e youtube