Por que ver água nos dá vontade de fazer xixi?

“Meu filho de 4 anos me fez uma pergunta e eu não soube responder. Ele perguntou por que quando não conseguimos fazer xixi e então abrimos a torneira e observamos a água saindo, aí sim consegue?” Daniela Cuisci

Daniela, não é só observando a água da torneira. Só de vermos a água do chuveiro, som de cachoeira, o som do mar…. Até mesmo se entrarmos na água (piscina, mar, banheira) já fica quase insuportável segurar o xixi. Muitas vezes esta vontade não está relacionada com água: quando estamos precisando ir ao banheiro, só de ver o vaso sanitário na nossa frente nos dá uma vontade incontrolada de se livrar logo da pressão.

O nosso sistema urinário é comandado quase totalmente pelo sistema nervoso autônomo. Isso significa que, assim como sistema circulatório e digestório, a obtenção de urina não depende da nossa consciência. No entanto, podemos, com o pensamento, controlar a esvaziamento da nossa bexiga através da contração do esfíncter uretral – estrutura muscular que atua na função de continência urinária. Nossa bexiga e uretra estão conectadas ao sistema límbico – o centro das nossas emoções e do comportamento social. Assim, estes mecanismos que desencadeiam a vontade de fazer xixi provocam o centro das emoções no nosso subconsciente, nos lembrando que a bexiga está cheia e que é hora de esvaziá-la.

Somos treinados nos primeiros anos de vida a prender o esfíncter e isso impede a saída da urina. Quando somos bebês, nosso sistema nervoso ainda não está completamente formado, e o organismo praticamente responde com reflexos. Assim, se a bexiga está cheia, o bebê não vai se preocupar em contrair o esfíncter e segurar um pouco mais, pois este tipo de pensamento ainda não pode ser desenvolvido. Somente a partir dos 18 meses é que o bebê começa a tomar consciência das regras sociais e se nunca forem orientados para tal, farão xixi em qualquer lugar como os outros animais. Nos países nórdicos, as crianças só começam a ser treinadas a segurarem o esfíncter até estarem no banheiro a partir dos 4 anos. Antes disso, fazem xixi em qualquer lugar, sem tirar a roupa como um bebê.

Então, essa vontade de urinar ao ver, ouvir ou falar em água, ativa de certo modo nosso sistema límbico que lembra o organismo de que é preciso esvaziar logo a bexiga. Se a bexiga estiver muito cheia, esta sensação pode ser incontrolável e a pessoa pode fazer antes que esteja no vaso sanitário.

52dead633b330
Muitas vezes esta vontade não está relacionada com água: quando estamos precisando ir ao banheiro, só de ver o vaso sanitário na nossa frente nos dá uma vontade incontrolada de se livrar logo da pressão. Foto: Reprodução/ blogin

Fonte: Uol Ciência