Por que precisamos usar pasta de dente com flúor?

“Por que a gente tem que usar pasta de dente com flúor?” (Samara de Paula)

Samara, o flúor é um componente inorgânico, encontrado naturalmente em diferentes fontes, tais como ar, solo, água e plantas. Atualmente também é possível encontrar o flúor artificial em alguns alimentos industrializados. O flúor é comprovado cientificamente como um agente natural de combate a cárie dentária, pois ele ajuda a eliminar e combater as bactérias que causam a cárie. Após a descoberta de sua ação no combate a cárie, foram estabelecidos protocolos de utilização do flúor na área de saúde bucal como a adição de flúor à água de abastecimento público e em pastas dentais. Isso foi um dos principais responsáveis pela queda nos índices de cárie nos últimos anos.

Porém o uso indiscriminado de flúor pode levar a alguns problemas. Por isso foram estabelecidos níveis seguros de consumo do flúor, quando este oferece o máximo benefício sem risco à saúde. As pastas de dente apresentam uma concentração de flúor que varia entre 1.100-1.500 partes por milhão. Além disso é muito importante ressaltar que a pasta de dente com flúor deve ser utilizada só para escovar os dentes e não deve ser ingerida. A ingestão constante pode alterar a estrutura dos dentes em formação, causando manchas esbranquiçadas que não interferem na função dental, já em casos mais graves, ocorrem manchas amarronzadas e perda de estrutura.

O principal cuidado deve ser tomado com crianças pequenas, que ainda não saibam cuspir. Nesse caso os pais devem oferecer a escova dental com uma quantidade muito pequena de pasta de dente como se fosse um borrão de pasta sob a superfície das cerdas da escova, além de supervisionar a criança durante a escovação. Além disso já existem no mercado hoje, pastas com quantidade de flúor reduzida, que podem ser utilizadas por crianças e adultos com problemas relacionados a ele. O importante é manter-se sempre escovando bem os dentes, não se importando com a quantidade de espuma e sim com a limpeza geral dos dentes e manter-se bem informado.

Toothpaste
O flúor é comprovado cientificamente como um agente natural de combate a cárie dentária, pois ele ajuda a eliminar e combater as bactérias que causam a cárie. Foto: Reprodução/wikipedia

Fontes: arcata e maesamigas