Por que esquecemos no meio do caminho o que íamos fazer?

“Quando a gente vai fazer alguma coisa e de repente esquece… Por que isso acontece? Ao mesmo tempo, lembramos facilmente de uma parte da nossa infância que aconteceu há dezenas de anos. Nossa cérebro falha? Isso acontece com todo mundo?” Jean Sousa

Jean, isso acontece o tempo todo com qualquer pessoa normal. Certamente, se você esqueceu no meio do caminho o que ia fazer, é porque a representação mental desta tarefa estava guardada em sua “memória de trabalho” e deve ter sido expulsa de lá por outro acontecimento que chamou sua atenção.

 A memória trabalho, ou memória operacional é um tipo de memória que mantém ativos conceitos e idéias para o restante do cérebro possa trabalhar com elas. Assim, a cada instante, o conteúdo do seu pensamento é o que está na memória de trabalho, ou seja, o que você está fazendo, pensando neste exato momento está sendo guiado pela memória de trabalho. Por esta razão ela precisa ser temporária, imagina arquivar tudinho que foi visto, feito e falado. É como se fosse um bloquinho de notas cuja folha de cima é arrancada para que você possa fazer a tarefa seguinte.

 Nessas horas de esquecimento, o jeito é recorrer a outro tipo de memória, chamada de memória episódica, que funciona como um “elo” entre uma tarefa e outra e pode ajudar a recuperar, através de associações, o conteúdo da sua memória de trabalho (o que você ia fazer). A memória de trabalho nos permite fazer uma tarefa (memorizar um número de telefone, discá-lo e começar a falar, por exemplo), mas continuidade entre tarefas diferentes só é possível graças à memória episódica, que usa parte da informação da memória trabalho para “ligar” ações diferentes.

 E quando a memória trabalho expulsa informações tem a velha tática que sempre funciona: Voltar no caminho percorrido para tentar lembrar o que esqueceu. Mas como isso funciona? Bem, na verdade, quando voltamos atrás nosso cérebro arquivou alguma informação da memória trabalho dentro da memória episódica, nosso cérebro faz algumas associações através de imagens, cheiro, sons e com sorte você sempre lembra o que tinha ido fazer!

04-I-Forgot-Day-Weird-National-Holidays-1
A memória trabalho é a culpada do nosso esquecimento repentino!