Animais

Pesquisa mostra que os cães alinham seus corpos em relação ao campo magnético da Terra para fazer cocô



O texto abaixo foi premiado em 2014 pelo IgNobel, uma premiação que procura recompensar as experiências e estudos científicos mais bizarros do mundo todos os anos. O prêmio não é brincadeira. Todos os trabalhos foram publicados e os cientistas são realmente cientistas sérios, embora naquele momento estejam fazendo um estudo bizarro!

O premiado de 2014 na área de Biologia foram pesquisadores da República Checa, Alemanha e Zâmbia, que juntos, mostraram que os cães fazem cocô e xixi alinhando o corpo com o campo magnético da terra.


Bem, segundo os cientistas premiados, várias espécies de mamíferos procuram alinhar seus corpos em relação ao campo magnético da Terra em diferentes contextos comportamentais. Com base nisso, a pesquisa procurou identificar sinais de alinhamento magnético em cães fundamentando-se à extraordinária capacidade de direção destes animais e de espécies próximas como as raposas, coiotes e lobos.

Uma pesquisa em literatura prévia levou-os a acreditar que durante o cocô e o xixi, os cães alinham seus corpos com o campo magnético da Terra. Isso precisava ser provado! Foram medidos então, a direção do eixo do corpo de 70 cães de 37 diferentes raças durante a defecação e micção, somando um total de 1.893 e 5.582 observações respectivamente. Após a amostragem completa, os dados foram organizados de acordo com as condições geomagnéticas que prevaleceram durante as observações. Ou seja, eles organizaram grupos de cachorros de acordo com o alinhamento (Norte-Sul, por exemplo) que eles faziam durante suas necessidades. Com isso, a preferência direcionais dos cães de acordo com o campo magnético terrestre foram analisados e testados por meio de programas estatísticos.

cachorro-cagando-(1)

O resultado foi que os cães preferem fazer seu cocô e xixi com os corpos alinhados ao longo do eixo Norte-Sul quando o campo magnético da Terra está estabilizado. Foto: Reprodução/sedenne

O resultado foi que os cães preferem fazer seu cocô e xixi com os corpos alinhados ao longo do eixo Norte-Sul quando o campo magnético da Terra está estabilizado. Tempestades solares e outras variáveis podem interferir no campo magnético, provocando ligeiras alterações de polaridade e isso pode deixar os cães biologicamente desorientados na hora do cocô, fazendo com que suas fezes sejam postas de forma desalinhada.

O trabalho então, conclui que: (a) os cães tem sensibilidade magnética quando estão fazendo cocô, (b) variações no campo magnético da Terra podem alterar o comportamento dos mamíferos e (c) os cães possuem alta sensibilidade a pequenas alterações de polaridade.

1742-9994-10-80-5

Foram medidos então, a direção do eixo do corpo de 70 cães de 37 diferentes raças durante a defecação e micção, somando um total de 1.893 e 5.582 observações respectivamente. Foto: Reprodução/frontiersinzoology

Fonte: frontiersinzoology

 

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.