Comportamento

Papa Francisco diz que Big Bang e Teoria da Evolução não são incompatíveis com cristianismo

Papa Francisco diz que Big Bang e Teoria da Evolução não são incompatíveis com cristianismo
Esse texto foi útil para você?

O Papa Francisco endossou  que não vê conflito entre ciência e religião, aceitando que o universo foi criado no Big Bang, ao invés de insistir em uma interpretação literal do livro do Gênesis. A posição não é nova, visto que alguns papas já haviam tratado do mesmo assunto, mas abordado com outras palavras.

Já em 1950 o Papa Pio XII havia publicado em uma encíclica que o mundo estava sempre em evolução, o que foi muito criticado pelos cristãos fundamentalistas na época. João Paulo II em 1996 disse que a teoria da evolução tinha sido progressivamente aceita pelos pesquisadores, levando a uma série de descobertas em vários campos do conhecimento. Ele ainda completou dizendo que os resultados dos trabalhos eram um argumento significativo em favor da teoria.


Agora o assunto volta a tona no Vaticano, de uma forma ainda mais clara e direta. O Papa Francisco em uma entrevista para a Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, disse que ambas as teorias científicas (Bing Bang e evolução) não são incompatíveis com a existência de um criador. O argumento dele é que elas “o exigem”.

Quando lemos a história da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha mágica que é capaz de fazer tudo“, disse o Papa Francisco. “Mas não é assim. Ele criou os seres e os deixou se desenvolver de acordo com as leis internas que Ele deu a cada um, para que pudessem se desenvolver, para que eles atinjam a maturidade.” Já sobre a teoria da evolução o Papa Francisco disse: “A evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação porque a evolução pressupõe a criação de seres que evoluem.”

papa-francisco

O Papa Francisco em uma entrevista para a Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, disse que ambas as teorias científicas (Big Bang e evolução) não são incompatíveis com a existência de um criador. O argumento dele é que elas “o exigem”. Fotos: noticias/ufjf. Montagem: diariodebiologia

A Pontifícia Academia das Ciências é um órgão do Vaticano destinado a promover as ciências matemáticas e físicas. Entre os cerca de 50 ganhadores do Prêmio Nobel que foram membros são gigantes como Rutherford, Tábua e Bohr. As declarações do papa são muito importantes por reconhecer e aceitar a ciência no processo de formação da vida. Talvez o desejo de Einstein e Francis Collin esteja próximo, e ciência e religião estejam prontos para fazer as pazes.

papa-francisco-expulsa

“A evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação porque a evolução pressupõe a criação de seres que evoluem.” Foto: amulherequemanda

Fonte: iflscience

Novidades

Topo