Animais

Os cães realmente enxergam em preto e branco?



“Tenho dois cachorros em casa, e sempre tive a dúvida se eles enxergam em preto e branco como algumas pessoas dizem” Ana Clara Vianna

Ana, os cães realmente tem uma forma de ver o mundo diferente da nossa. Mas, a visão canina não enxerga em preto e branco (ou tons de cinza) como algumas pessoas pensam. Eles podem sim ver cores, mas não na mesma proporção que nós. Isso acontece porque os cães possuem apenas dois tipos de células de detecção de cor (os cones) em suas retinas.


A maioria de nós, seres humanos, temos três tipos de cones que nos permite ver mais dos comprimentos de onda ao longo do espectro visível. Os especialistas dizem que os cachorros possuem a percepção de cor semelhante ao de pessoas daltônicas vermelho-verde, ou seja, faltando o terceiro tipo de cone. Para os cães, o vermelho que vimos é parecido com um marrom escuro, enquanto o verde, amarelo e laranja são todos tons amarelados. O azul esverdeado (água do mar, por exemplo) parece acinzentado para o cão e objetos roxos, são como azul.

É importante saber que, apesar de faltar um tipo de cone para os cães, nossa visão não é melhor que a deles. Segundo pesquisas, os cães evoluíram sua visão de uma forma que podem ver claramente, mesmo na ausência de luz. Isso acontece porque, assim como nós, além dos cones, os cães possuem receptores de luz (as hastes) que não percebem cor, mas são sensíveis a mudanças de luz e ao escuro completo, bem como a forma e movimento. A quantidade de hastes na retina dos cães é muito maior do que as dos seres humanos. Assim, a maior concentração de hastes permite que os cães possam ver muito melhor no escuro do que nós.

 visao-canina

2009-05-6

A visão dos cães é mais ou menos assim. Não adianta comprar brinquedos super coloridos porque eles não podem ver todas as cores que nós podemos!

Fonte: Live Science

 

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.