Nova tendência na China: cirurgia para mudança de voz

Homem que fala fino e mulher que fala grosso! Isso tem jeito? Parece que sim! A vaidade dá ares de não ter limite entre os seres humanos. Tanto homens quanto mulheres chinesas estão se sujeitando a procedimentos cirúrgicos complexos e de risco para mudar o tom de suas vozes. Os homens buscam vozes mais viris e as mulheres querem vozes mais femininas.

Cirurgiões plásticos garantem que a cirurgia para mudança de voz é a nova tendência. O procedimento já era conhecido há alguns anos e tem sido feito com o objetivo de alterar as vozes em pessoas que fizeram mudança de sexo, mas agora, homens e mulheres heterossexuais também estão buscando essa novidade. A técnica consiste de um corte em um segmento de cartilagem da laringe seguido de injeção de Botox em suas cordas vocais. O Botox é um método temporário, durando no máximo 6 meses. Com isso, é preciso retornar ao consultório para renovar o procedimento.

 A cirurgia não é simples e oferece um grande risco de perda total da voz, mas os pacientes garantem que vale a pena. Um paciente de 23 anos, com voz afeminada disse que a cirurgia mudou sua vida. Segundo ele, era motivo de piadinhas dos amigos na escola e arrumar uma namorada tornou-se uma tarefa impossível. Ninguém queria namorar um homem de voz de mulher. Depois da cirurgia o jovem ganhou uma voz mais grave e masculina e está muito feliz.

Cirurgia-para-mudança-de-voz
Tanto homens quanto mulheres chinesas estão se sujeitando a procedimentos cirúrgicos complexos e de risco para mudar o tom de suas vozes. Os homens buscam vozes mais viris e as mulheres querem vozes mais femininas. Foto: jornalciencia

Mas saiba que isso não é nenhuma novidade no Brasil. Algumas clínicas fazem a cirurgia de mudança de voz. Aqui o método não utiliza Botox e é definitivo. Os médicos fazem uma incisão no pescoço, é retirada uma parte da cartilagem tireoideia (gogó ou pomo-de-adão), com isso, as cordas vocais podem ser encurtadas os alongadas para afinar ou engrossar a voz.

ppvv2
No Brasil, os médicos fazem uma incisão no pescoço, é retirada uma parte da cartilagem tireoideia (gogó ou pomo-de-adão), com isso, as cordas vocais podem ser encurtadas os alongadas para afinar ou engrossar a voz. Foto: juliotangos

Fonte: dailymail e hospitalpaulista