Menina passou 1 hora submersa em água gelada e não morreu!

Um acontecimento de 1986 até hoje intriga os médicos. Uma criança com apenas dois anos e meio de idade ficou uma hora embaixo d’água depois de cair em um riacho de água gelada, mas sobreviveu!

Depois de cair no riacho perto de sua casa em Salt Lake City, Michelle Funk, Michelle Funk foi brutalmente arrastada pela correnteza. Como seu irmão presenciou a queda da menina na água, avisou imediatamente a mãe que chamou a emergência. O resgate chegou rápido (8 minutos) e as buscas iniciaram-se imediatamente. A procura já durava quase uma hora quando a menina foi encontrada. Não havia esperança de que estivesse viva, pois quando Michelle foi retirada da água estava cianótica (com a pele azulada) e não havia respiração. Somando o tempo em que caiu até o momento do resgate, a menina passou em torno 66 minutos submersa.

Normalmente, quando o coração de alguém fica parado por mais de seis minutos, a morte cerebral é inevitável. Mas Michelle não estava morta, o que poderia ser considerado um milagre, sobretudo por se tratar de uma criança de apenas dois ano e ter ficado tanto tempo submersa. Mas de fato, uma situação em que ocorre o afogamento seguido de hipotermia a esperança de que uma ressuscitação tenha sucesso é maior. Segundo especialistas, enquanto a pessoa estiver fria, há esperança.

Assim que chegou no hospital Michelle foi aquecida por uma técnica de “aquecimento extracorpóreo” e três horas após ter caído na água, ela surpreendeu a todos com uma tosse. Os médicos, que já haviam preparado a família para a grande possibilidade de uma lesão cerebral irreversível, ficaram surpresos ao descobrir que cérebro da menina estava sem qualquer dano, mesmo depois de ficar por uma hora sem receber oxigenação.

 Ninguém até hoje sabe explicar exatamente como este final feliz foi possível. O que os especialistas dizem é que a hipotermia preserva o organismo na falta de oxigênio e que quanto mais gelada a água tiver, mais chances de recuperação. Existem outros casos de pessoas que passaram alguns minutos submersas em água gelada e sobreviveram, mas nada se compara ao caso de Michelle.

10689852_981732378533792_1120632113187969792_n
Normalmente, quando o coração de alguém fica parado por mais de seis minutos, a morte cerebral é inevitável. Mas Michelle não estava morta, o que poderia ser considerado um milagre. Foto: 24sata

 

Fonte: nytimes e super